Efetividade das ações de vigilância e controle do Aedes aegypti nos pontos estratégicos do município de Mococa, SP – 2011

Autores

  • Renata Caporalle Mayo Superintendência de Controle de Endemias
  • Márcia Angélica Diniz Pereira de Oliveira Superintendência de Controle de Endemias
  • Marco Antonio Ferreira da Costa Superintendência de Controle de Endemias
  • Maria José Chinelatto Pinheiro Alves Superintendência de Controle de Endemias
  • Odair Ferreira Leite Superintendência de Controle de Endemias
  • Osias Rangel Superintendência de Controle de Endemias
  • Savina Silvana Aparecida Lacerra de Souza Superintendência de Controle de Endemias
  • Valmir Roberto Andrade Superintendência de Controle de Endemias
  • Vera Lucia Matias Oliveira Superintendência de Controle de Endemias

Palavras-chave:

Dengue, Aedes aegypti, Criadouros, Controle de mosquitos

Resumo

Para a vigilância da dispersão ativa e passiva do Aedes aegypti, vetor da dengue,são realizadas pesquisas larvárias periódicas em estabelecimentos denominadosPontos Estratégicos (PEs), que reúnem as maiores e melhores condições para aintrodução e dispersão do vetor. Esses pontos são cadastrados e classificados deacordo com a natureza do imóvel; quantidade e rotatividade de recipientes queacumulam água; cuidados do responsável do imóvel com a eliminação ouinviabilização de criadouros, sendo atribuídas as classes de importância: grande,média ou pequena. O objetivo deste trabalho é analisar as ações de vigilância econtrole executadas pela equipe municipal nos PEs cadastrados no município deMococa, estado de São Paulo, no período de janeiro a dezembro de 2011. Osdados foram analisados a partir das informações contidas no banco de dados doSistema de Informação Aedes online (Sisaweb), desenvolvido pelaSuperintendência de Controle de Endemias (Sucen). No período avaliado, foramrealizadas 1.820 visitas em PEs, 265 (14,6%) resultaram positivas para Aedesaegypti. Dos pontos positivos, 75,1% estão distribuídos nos ramos de atividadesde: garagens de carro, ônibus e transportadoras, 28,1%; floriculturas e viveirosde mudas, 25%; e depósitos de materiais para reciclagem e oficinas dedesmanche, 22%. Apesar do município de Mococa executar as açõespreconizadas pela Norma Técnica, há uma positividade elevada nos PEs. Esteestudo aponta a necessidade de diferenciar condutas de ação na equipemunicipal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Souza, SS; Silva, IG; Silva, HHG. Associação entre incidência de dengue, pluviosidade e densidade larvária de Aedes aegypti, no Estado de Goiás. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. 2010;43(2):152-5.

Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Diretrizes nacionais para a prevenção e controle de epidemias de dengue. Brasília (DF); 2009.

Donalisio, MR. O dengue no espaço habitado. São Paulo: Hucitec;1999. (Saúde em Debate, 116. Série Samuel Pessoa, 2).

Superintendência de Controle de Endemias. Manual de orientações gerais para o desenvolvimento do controle do Aedes aegypti e Aedes albopictus pelo . 1985.

Superintendência de Controle de Endemias. Plano de emergência para o controle dos vetores da dengue e da febre amarela no verão de 1991/1992 no Estado de São Paulo. 1991.

Superintendência de Controle de Endemias. Plano de erradicação do Aedes aegypti: guia de instruções. São Paulo. 1997. SUS/R

Secretaria de Estado da Saúde. Superintendência de Controle de Endemias. Plano de erradicação de Aedes aegypti: guia de instruções. São Paulo;1997.

Ministério da Saúde. Portaria GM/MS nº 3.252, de 22 de dezembro de 2009. Aprova as diretrizes para execução e financiamento das ações de Vigilância em Saúde pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios e dá outras providências [portaria na internet]. [acesso em 20 de agosto de 2012]. Disponível em: ftp://ftp.saude.sp.gov.br/ ftpsessp/bibliote/informe_eletronico/ 2009/iels.dez.09/iels239/ U_PT-MS-GM-3252_221209.pdf.

Superintendência de Controle de Endemias. Normas e orientações técnicas para vigilância e o controle do Aedes aegypti no Estado de São Paulo – NORT. 2008; 108 p; [acesso em 20 de agosto de 2012]. Disponível em: http://www.sucen.sp.gov.br/ arquivodengue.

Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde. Programa nacional de controle da dengue (PNCD). Brasília: Funasa;2002. expostos desnecessariamente ao contato com inseticida, uma vez que os recipientes não permanecem no PE o tempo suficiente para completar o ciclo evolutivo do vetor; logo, ações diferenciadas para o manejo desses recipientes devem ser pensadas. Deve ser considerada, ainda, a possibilidade de acrescentar nos critérios de classificação do PE a localização geográfica para avaliar a classe de importância, uma vez que o PE localizado em área afastada de conglomerados urbanos limita a dispersão ativa do vetor.

Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura. [base de dados da internet]. Campinas: Unicamp. [acesso em 16 de julho 2012]. Disponível em: http://www.cpa.unicamp.br/ outra-sinformacoes/clima_muni_345.htm.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo populacional 2010 [base de dados na internet]. São Paulo: IBGE. [acesso em 17 de julho de 2012]. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/censo2010.

Superintendência de Controle de Endemias. Sistema de informação. Sisaweb relatórios de cadastro de áreas Sisaweb [base de dados na internet]. São Paulo: Sucen. [acesso em 2 de janeiro 2012]. Disponível em: http://www.saude.sp.gov.br/sucensuperintendencia- de-controle-deendemias/ homepage/acesso-rapido/webmail.

The R Development Core Team. R: a language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing;Vienna, Austria. ISBN3-900051-07-0, Disponível em: http://www.r-project.org/.

Departamento de Descentralização do Desenvolvimento (APTA Regional) Polo Regional Nordeste Paulista [homepage na internet]. Campinas; 2013 [acesso em 19 de julho de 2012]. Disponível em: www.aptaregional.sp.gov.br.

Barbosa, GL; Lourenço, RW. Análise da distribuição espaço-temporal de dengue e da infestação larvária no município de Tupã, Estado de São Paulo. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. 2010;43(2).

Dengue no Estado de São Paulo. Bepa, Bol. epidemiol. paul. (Online) [periódico na Internet]. 2012 fev [acesso em 28 de agosto de 2012];9(98):22-43. Disponível em: http://periodicos.ses.sp.bvs.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid= S1806-42722012000200003&lng=pt.

Forattini, OP. Culicidologia médica. São Paulo: USP; 2002. v.2; p. 453-506.

Bonini, RK. Aspectos da infestação por Aedes (Stegomyia) aegypti e da transmissão de dengue no município de São Paulo [dissertação de mestrado]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 2004.

Downloads

Publicado

2013-01-30

Como Citar

1.
Caporalle Mayo R, Diniz Pereira de Oliveira MA, Ferreira da Costa MA, Chinelatto Pinheiro Alves MJ, Ferreira Leite O, Rangel O, Lacerra de Souza SSA, Andrade VR, Matias Oliveira VL. Efetividade das ações de vigilância e controle do Aedes aegypti nos pontos estratégicos do município de Mococa, SP – 2011 . Bepa [Internet]. 30º de janeiro de 2013 [citado 26º de abril de 2024];10(109):4-13. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/BEPA182/article/view/38322

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>