Investigação de surto de hepatite A no município de Descalvado, SP, setembro a novembro de 2008

Autores

  • Eliana Suzuki IDivisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar. Centro de Vigilância Epidemiológica
  • Thais Claudia Roma de Oliveira Programa Episus. Centro de Vigilância Epidemiológica
  • Dionéia Aparecida Ragetti Vigilância Epidemiológica. Secretaria Municipal de Saúde. Descalvado
  • Érica Sofia Iost Ozorio Galluci Grupo de Vigilância Epidemiológica de Araraquara.
  • Maria Laís Caputo de Barros Serra Grupo de Vigilância Epidemiológica de Araraquara
  • Márcia Tereza Barbieri Grupo de Vigilância Epidemiológica de Araraquara
  • Angela Maria Miranda Spina Laboratório de Hepatites Virais. Centro de Virologia do Instituto Adolfo Lutz
  • Isabel Takano Oba Laboratório de Hepatites Virais. Centro de Virologia do Instituto Adolfo Lutz
  • Maria Bernadete de Paula Eduardo Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar. Centro de Vigilância Epidemiológica

Palavras-chave:

Hepatite A, vigilância epidemiológica, Investigação de surto, Doenças transmitidas por água e alimentos

Resumo

 A hepatite A é uma doença viral de distribuição mundial. A transmissão é fecal-oral e  a exposição ocorre principalmente devido às condições inadequadas de saneamento.  O presente trabalho relata a investigação de surto de hepatite A (VHA) no município  de Descalvado, SP, após cinco anos sem notificação de ocorrência da doença. Foi  realizado o estudo de caso-controle composto por 34 casos com IgM positivo e 38  controles com IgM negativos, pareados por faixa etária e local de exposição, para  levantamento de fatores de risco e fonte de exposição. Os exames sorológicos foram  realizados pelo Centro de Diagnóstico Laboratorial de São Carlos, utilizando kits  comerciais da marca DiaSorin®, e pelo Instituto Adolfo Lutz, pela técnica da PCR  método in house. A mediana de idade dos casos foi de 6,5 anos, 55,9% de homens;  sintomas mais frequentes: icterícia (70,6%), urina escura (70,6%), fezes  esbranquiçadas (52,9%), náuseas (47,1%, febre (44,1%), vômito (44,1%), dor  abdominal (29,4%) e 2 hospitalizações (5,9%). O contato prévio com doentes foi o  fator de risco mais significante: OR de 21,4, IC 95% e p< 0,001. Verduras consumidas  sem desinfecção foi o segundo fator de risco mais significante: OR de 4,7; IC 95% e  p<0,001. O surto ocorreu em duas escolas e uma creche, atingindo vizinhos e  parentes do caso-índice. A ausência de casos por um período de cinco anos resultou  em aumento do número de susceptíveis, fazendo com que a ocorrência de um caso  fosse suficiente para desencadear o surto. O controle e a prevenção por bloqueio  vacinal e por imunoglobulina, assim como medidas educativas desencadeadas em  locais de possível exposição, interromperam a cadeia de transmissão. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Benenson AS. Control of communicable diseases manual. 16. ed. Washington (DC): American Public Health Association; 1995.

Banco de dados do Sistema Único de Saúde - Datasus 2008 [base de dados na internet]. Sistema de Informações de Saúde. Disponível em: http://www.datasus.gov.br/Datasus.

Fiore AE, Wasley A, Bell, BP. Prevention of hepatitis A through active or passive immunization – Recommendations of the Advisory Committee on Immunization Practices (ACIP). MMWR. 2006; 55(RR07):1-23.

Focaccia R. Hepatites virais. In: Veronesi R, Focaccia R. Tratado de infectologia. São Paulo: Atheneu; 1996, p. 286-8.

Food and Drug Administration - FDA/ CFSAN. Bad bug book – Hepatitis A [on line]. Disponível em: http://www.fda.gov/Food/FoodSafety/Fo odborneIllness/FoodborneIllnessFoodbor nePathogensNaturalToxins.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Síntese de indicadores sociais 2008 [boletim na internet] [acesso em 5 ago 2009]. Disponível em: http://www.ibge.gov.br.

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD. Índice de Desenvolvimento Humano Municipal [boletim na internet] 2008 [acesso em 5 ago 2009]. Disponível em http://www.pnud.org.br/idh/.

Secretaria de Estado da Saúde. Centro de Vigilância Epidemiológica. Informe Net DTA – Hepatite A [on-line] 2006 [acesso em 13/01/2011]. Disponível em: http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/hidr ica/ifnet_hepa06.htm.

Victor JC, Monto AS, Surdina TY, Suleimenova SZ, Vaughan G, Nainan OV, et al. Hepatitis A vaccine versus immune globulin for postexposure prophylaxis. N Engl J Med. 2007;357(17):1685-94.

Secretaria de Estado da Saúde. Centro de Vigilância Epidemiológica. Dados estatísticos de doenças transmitidas por alimentos no Estado de São Paulo [acesso em 13 jan 2011]. Disponível em: http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/hidr ica/hidri_estat.html.

Downloads

Publicado

2011-08-31

Como Citar

1.
Suzuki E, Roma de Oliveira TC, Ragetti DA, Iost Ozorio Galluci Érica S, Caputo de Barros Serra ML, Barbieri MT, Miranda Spina AM, Takano Oba I, de Paula Eduardo MB. Investigação de surto de hepatite A no município de Descalvado, SP, setembro a novembro de 2008. Bepa [Internet]. 31º de agosto de 2011 [citado 2º de maio de 2024];8(92):4-14. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/BEPA182/article/view/38424

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>