Aspectos históricos e perspectivas da fluoretação de águas de abastecimento público no Estado de São Paulo

Autores

  • Rubens José Mário Júnior Centro de Vigilância Sanitária
  • Paulo Capel Narvai Faculdade de Saúde Pública. Universidade de São Paulo. São Paulo

Palavras-chave:

Fluoretação, Saúde bucal, Saneamento, Água e abastecimento

Resumo

 Considerando a fluoretação das águas de abastecimento público como uma medida preventiva da cárie dentária consolidada nos dias de hoje, procedeu-se um levantamento histórico do processo que, iniciado na década de 1950, teve sua obrigatoriedade determinada apenas 20 anos mais tarde. Com a realização de eleições diretas para governadores, em 1982, e a eleição de André Franco Montoro em São Paulo, criaram-se, por fim, as condições favoráveis ao cumprimento da lei paulista de fluoretação, existente desde 1958. No ano de 1985, a fluoretação foi prioridade na área de saúde bucal, sendo realizados importantes investimentos para expandir a medida a todo território paulista. Na primeira década do século 21, o programa paulista de fluoretação teve notável expansão, sendo que, atualmente, São Paulo lidera nacionalmente, com mais de 95% de sua população urbana beneficiada pela medida, o que coloca o Estado numa situação excelente, mesmo quando comparado com países desenvolvidos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Buendia, OC. Situação atual da fluoretação de águas de abastecimento público no Estado de São Paulo – Brasil. Rev Saúde Pública. 1983; 71:226-32.

Narvai, PC. Vigilância sanitária da fluoretação das águas de abastecimento público no município de São Paulo, Brasil, no período 1990-1999 [tese de livre docência]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 2001.

Downloads

Publicado

2011-06-30

Como Citar

1.
Mário Júnior RJ, Capel Narvai P. Aspectos históricos e perspectivas da fluoretação de águas de abastecimento público no Estado de São Paulo. Bepa [Internet]. 30º de junho de 2011 [citado 20º de abril de 2024];8(90):24-9. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/BEPA182/article/view/38436

Edição

Seção

Comunicação Rápida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)