Escutando quem ouve: uma experiência de escuta às equipes de Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.57148/bepa.2023.v.20.38450

Palavras-chave:

saúde mental, ouvidoria, escuta qualificada

Resumo

O presente artigo aborda a iniciativa da Ouvidoria Geral do SUS da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em implementar o Projeto de Promoção de Saúde Mental à Rede de Ouvidorias do SUS durante a pandemia de coronavírus. A partir de webconferências com temas como processo de trabalho foi percebido que havia outras demandas relacionadas a aspectos emocionais. A pandemia acentuou o estado de alerta, estresse e a sensação de imprevisibilidade e para tanto, poder colocar em circulação esses afetos por meio de escuta qualificada, não só aplicada ao cidadão atendido pela Ouvidoria, mas também para os profissionais da Rede de Ouvidorias, possibilitou levantar alguns dados sobre o perfil e efeitos da prática dessa escuta.

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

1.
Farias AL de L, Luizetto JA, Ferreira PC. Escutando quem ouve: uma experiência de escuta às equipes de Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Bepa [Internet]. 2º de junho de 2023 [citado 25º de abril de 2024];20:e38450. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/BEPA182/article/view/38450

Edição

Seção

Relato de Experiência