Sistemas de Informação e Deficiências Físicas na Hanseníase

Autores

  • Susilene Maria Tonelli Nardi Instituto Lauro de Souza Lima
  • Lucia Helena Soares Camargo Marciano Instituto Lauro de Souza Lima
  • Marcos da Cunha Lopes Virmond Instituto Lauro de Souza Lima
  • Rosemari Baccarelli Instituto Lauro de Souza Lima

Palavras-chave:

Sinan, hanseníase, deficiências

Resumo

 A hanseníase é uma doença que acomete pele e nervos periféricos que resulta em deficiências sociais e   físicas, especialmente quando não diagnosticada e tratada com precocidade. A relevância epidemiológica da   hanseníase deve-se à sua magnitude e transcendência. O uso de um protocolo de avaliação (ASFNC) em   todos os pacientes com hanseníase e o registro do grau de incapacidades da Organização Mundial de Saúde   (OMS) são recomendados como indicador epidemiológico importante para o planejamento das ações. Tais   dados são transferidos para o Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan). Esse sistema   condensa dados básicos da hanseníase e de outras doenças, com o objetivo de analisar o perfil de   morbidade. Na literatura, diversos autores relatam erros de preenchimento na ficha do Sinan. As razões disso   podem ser a falta de conhecimento e da padronização dos procedimentos para coletar e transcrever os   resultados de um formulário para outro. Nesse sentido, os profissionais da saúde devem receber treinamento   sobre técnicas para identificar, avaliar e prevenir as deficiências físicas na hanseníase e, também, adquirir   conhecimentos sobre o preenchimento correto dos dados referentes ao grau de incapacidade, evitando o   planejamento de ações baseado em dados imprecisos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

1. CVE. Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac”. Plano para Eliminação da Hanseníase como Problema de Saúde Pública do Estado de São Paulo – 2003 a 2006. [Apostilado]. São Paulo; 2004.

2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas da Saúde. Departamento de Atenção Básica. Área Técnica de Dermatologia Sanitária. Manual de Prevenção de Incapacidades. Brasília: Ministério da Saúde; 2001. 107 p.

3. Arvello JJ. Prevenção de Incapacidades Físicas e Reabilitação em Hanseníase. In: Duerksen F, Virmond M. Cirurgia reparadora e reabilitação em hanseníase. Bauru: Instituto Lauro de Souza Lima; 1997. p.35-48.

4. SES/CVE. Divisão Técnica de Vigilância Epidemiológica da Hanseníase. Campanha estadual de combate à hanseníase. [Citado 2006 Jan 18] Disponível em URL:

5. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia para o controle da hanseníase. Brasília: Ministério da Saúde; 2002. 89p.

6. Santos ACP, Leboeuf MAA. Comparação do preenchimento do item “grau de incapacidades” na ficha de notificação do Sinan – Hanseníase 2003 e 2004 com o período de 1999 a 2001, em Minas Gerais. In: 10º Congresso Brasileiro de Hansenologia; 2005 nov; Recife: Hansen.Int. p 116. [Resumo PEP 24].

7. Nardi SMT. Incapacidades físicas durante o tratamento dos pacientes com hanseníase em dois municípios do Estado de São Paulo. [Dissertação]. São José do Rio Preto: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; 2004.p.86.

8. Pinotti DML. Caracterização dos pacientes com hanseníase atendidos no NGA-60 de São José do Rio Preto no período de janeiro a dezembro de 2003. [Monografia]. São José do Rio Preto: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; 2004.p.32.

Downloads

Publicado

2006-03-31

Como Citar

1.
Tonelli Nardi SM, Soares Camargo Marciano LH, da Cunha Lopes Virmond M, Baccarelli R. Sistemas de Informação e Deficiências Físicas na Hanseníase . Bepa [Internet]. 31º de março de 2006 [citado 30º de abril de 2024];3(27):3-7. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/BEPA182/article/view/38824

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)