Resumo
Sob a hipótese de que há diferenças sociais segundo raça/cor e que estas diferenças se consubstanciam em ineqüidade e vulnerabilidade, realizou-se estudo para estimar a prevalência de fatores de risco para doenças cerebrovas-culares segundo raça/cor. Analisou-se amostra probabilística de 2.103 indiví-duos de 15 a 59 anos de idade, obtida de estudo transversal ”Monitorização da exposição aos fatores de risco para um subgrupo de doenças no município de São Paulo”, realizado pela Divisão de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis do Centro de Vigilância Epidemiológica” Prof. Alexandre Vranjac” (CCD/SES-SP). A análise não revelou diferenças relevantes quanto aos fatores de risco para as doenças cardiovasculares quando considerado a cor, todavia o estudo mostra subconhecimento dos agravos segundo a raça/cor.
Referências
Pearce NP, Foliak S, Sporle A, Cunningham C. Genetics, race, ethnicity, and health. BMJ 2004; 328:1070-2.
Chor D, Lima CRA. Aspectos epidemiológicos das desigualdades raciais em saúde no Brasil. Cad. Saúde Pública, 2005, 21:1586-94.
Lopes F. Experiências desiguais ao nascer, viver, adoecer e morrer: Tópicos em Saúde da população negra no Brasil. In: Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde, Saúde da população negra no Brasil, Brasília: Funasa, 2005.
Batista LE, Escuder MML, Pereira JCR. A cor da morte: causas de óbito segundo características de raça no Estado de São Paulo, 1999 a 2001. Rev Saúde Pública, 2004; 38:630-6.
CDC. Racial/ethnic and socioeconomic disparities in multiple risk factors for heart disease and stroke. MMWR Surveil Summ. 2005. (disponível em http://www.cdc.gov/mmwr/preview/mmwrhtml/mm5405a1.ht).
Coutinho APet al. Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT): Monitorização da Exposição aos Fatores de Risco para um Subgrupo de Doenças no Município de São Paulo. Bepa. Setembro 2004, Ano 1, número 9. Disponível em:http://www.cve.saude.sp.gov.br/agencia/bepa 9.htm.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2005 Tereza Etsuko da Costa Rosa, Suzana Kalckmann, Luís Eduardo Batista