O HIV e a sífilis no Sistema Prisional Feminino do estado de São Paulo

Autores

  • Luiza Harunari Matida Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids-SP.
  • Maria Cristina T. Lattari Centro de Referência e Treinamento-Programa Estadual de DST/Aids.
  • Alberto Novaes Ramos Júnior Centro de Referência e Treinamento-Programa Estadual de DST/Aids.
  • Anna Luiza Placco Centro de Referência e Treinamento-Programa Estadual de DST/Aids.
  • Marcia T. Fernandes dos Santos Centro de Referência e Treinamento-Programa Estadual de DST/Aids.
  • Maria Aparecida Silva Centro de Referência e Treinamento-Programa Estadual de DST/Aids.
  • Maria Clara Gianna Centro de Referência e Treinamento-Programa Estadual de DST/Aids.
  • Samantha Lamastro Centro de Referência e Treinamento-Programa Estadual de DST/Aids.
  • Tânia Regina Correa de Souza Centro de Referência e Treinamento-Programa Estadual de DST/Aids.
  • Wedja Sparinger Centro de Referência e Treinamento-Programa Estadual de DST/Aids.

Palavras-chave:

DST/HIV/sífilis, Vigilância Epidemiológica, Presídios femininos

Resumo

O Centro de Referência e Treinamento em Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo realizou ampla atividade de testagem para HIV e sífilis no sistema prisional feminino, entre 2012 e 2013, em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária – SAP. Ao todo, 8.914 mulheres aceitaram realizar o teste. Destas, 2.947 encontram-se em presídios da capital e 5.967 do interior. Observou-se que 2,8% delas apresentaram resultado reagente para HIV e 7% para testagem rápida de triagem para sífilis. A taxa de prevalência de HIV na população geral é de 0,4% e de sífilis 1,6%. A média de idade da população testada foi de 34,3 anos. As mulheres privadas de liberdade que participaram deste levantamento receberam informações pré e pós-teste para sífilis e HIV. Os profissionais dos serviços envolvidos foram capacitados para esta orientação. No caso de positividade para o HIV e ou sífilis, garantiram-se os procedimentos de acompanhamento e tratamento estabelecidos pelo SUS. O projeto teve por objetivo conhecer a soroprevalência do HIV e da sífilis nesta população, traçar o perfil das mulheres privadas de liberdade em relação a informações sobre sífilis e HIV, dar orientação de qualidade sobre o assunto para as presas e oferecer maior assistência em saúde para DST/ HIV/Aids mediante o estabelecimento, de maneira sustentável, de sistema de referência e contrarreferência. Até 2015, pretende-se elaborar e implementar, de forma escalonada e regionalizada, o projeto de DST/Aids da Proposta Integrada de Atenção à Saúde da População Privada de Liberdade, em parceria com a SAP. É a primeira ação deste porte no estado de São Paulo. Trata-se de uma iniciativa que poderá contribuir para a melhoria da qualidade de vida das mulheres, com repercussão no controle da transmissão vertical do HIV e sífilis.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. Recomendações para profilaxia da transmissão vertical do HIV e terapia antirretroviral em gestantes: manual de bolso. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Programa Nacional de DST e Aids. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. (Série B. Textos Básicos de Saúde).

São Paulo. Boletim Epidemiológico CRT-DST/Aids. CVE, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Coordenadoria de Controle de Doenças. Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo, Ano XXVIII – Nº 1 Dezembro 2011.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. Protocolo para a prevenção de transmissão vertical de HIV e sífilis: manual de bolso. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Programa Nacional de DST e Aids. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. 180 p.: il. (Série B. Textos Básicos de Saúde).

Kawaguti L. Brasil tem 4ª maior população carcerária do mundo e déficit de 200 mil vagas. BBC Brasil, 2012 maio 29. [acesso em 04 ago 2012]. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/ noticias/2012/05/120529_presos_onu_ lk.shtml?print=1

Infopen – Sistema Nacional de Informação Penitenciária [base de dados na internet]. Brasília: Ministério da Justiça Sistema Prisional. 2011. Disponível em: http://portal. mj.gov.br/data/Pages/ MJD574E9CEITEMID598A21D892E444 B5943A0AEE5DB94226PTBRIE.htm

Brasil. Ministério da Justiça. Departamento Penitenciário Nacional. Mulheres encarceradas – diagnóstico nacional. Consolidação dos dados fornecidos pelas unidades da Federação, 2008.

Canazaro D, Gabriel G. Vivências da maternidade em uma prisão feminina no Estado do Rio Grande do Sul. Sau. & Transf. Soc., ISSN 2178-7085, Florianópolis, v.1, n.3, p.113-121, 2011.

Ministério da Justiça. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Relatório final. Reorganização e reformulação do Sistema Prisional Feminino, 2007.

São Paulo. Secretaria da Administração Penitenciária. Manual de Ações em Reintegração Social. 2011. Disponível em: http://www.reintegracaosocial.sp.gov.br/ download_gars.php. [Acessado em 27 de agosto de 2012].

Maestri E, Tagliari D, Prada GW. Prevenção do HIV/Aids: um desafio da enfermagem no processo de educar atrás das grades. 6ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. Florianópolis; 16-19 maio 2007; Florianópolis, Santa Catarina. Florianópolis: UFSC; 2007. p. 153.

Lopes F, Latorre MRDO, Pignatari ACC, Buchalla CM. Prevalência de HIV, papilomavírus humano e sífilis na Penitenciária Feminina da Capital, São Paulo, 1997-1998. Cad Saúde Pública. 2001;17(1):1473-80.

Strazza L, Massad E, Azevedo RS, Carvalho HB. Estudo de comportamento associado à infecção pelo HIV e HCV em detentas de um presídio de São Paulo, Brasil. Cad Saúde Pública. 2007;23(1):197-205.

Canazaro D, Argimon IIL. Características, sintomas depressivos e fatores associados em mulheres encarceradas no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 26(7):1323-1333, jul, 2010.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, Área Técnica de Saúde no Sistema Penitenciário. Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário. 2004.

Brasil. Ministério da Saúde, Ministério da Justiça. Portaria Interministerial nº 1.777, de 9 de setembro de 2003. Diário Oficial da União.

São Paulo. Secretaria de Estado da Administração Penitenciária. Relatório de doenças epidemiológicas da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário do Estado de São Paulo. Maio de 2012 (mimeo )

Downloads

Publicado

2014-05-30

Como Citar

1.
Harunari Matida L, T. Lattari MC, Novaes Ramos Júnior A, Placco AL, T. Fernandes dos Santos M, Silva MA, Gianna MC, Lamastro S, Correa de Souza TR, Sparinger W. O HIV e a sífilis no Sistema Prisional Feminino do estado de São Paulo . Bepa [Internet]. 30º de maio de 2014 [citado 20º de abril de 2024];11(125):3-24. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/BEPA182/article/view/38247

Edição

Seção

Artigo Especial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)