Resumen
Introdução: O processo de vigilância em saúde, que engloba a coleta, análise e interpretação sistemática de dados em saúde, é
essencial para que o Estado conheça a realidade e identifique os problemas de saúde de sua população. Nesse sentido, a educação e
a comunicação em saúde também contribuem na promoção da saúde e na formulação e implementação de políticas de saúde. Objetivo: Descrever o papel da educação e da comunicação na formulação e implementação de políticas públicas no Brasil no contexto da vigilância em saúde. Método: Revisão de literatura de artigos científicos, documentos técnicos e livros publicados nos últimos 30 anos nas bases: PUBMED, LILACS, SCIELO e o site do Ministério da Saúde do Brasil. Resultados: Foram criadas três categorias de discussão: Vigilância em Saúde Pública: conceitos e fundamentos; Políticas Públicas no contexto da Vigilância em Saúde Pública; A Interface Educação & Comunicação na área da Saúde Pública. Para cada categoria foram utilizados dois, cinco e cinco documentos, respectivamente. Com isso, buscou-se primeiramente descrever o conceito de vigilância em saúde e sua importância na elaboração de políticas de saúde e posteriormente avaliou-se o papel da educação e comunicação em saúde tanto na promoção da saúde como na formulação e controle social das políticas de saúde. Conclusão: Através desse estudo foi possível estabelecer uma correlação entre
os temas de vigilância em saúde, políticas públicas e educação e
comunicação e identificar como a avaliação integrada entre essas
áreas pode proporcionar o desenvolvimento de políticas de saúde
mais adequadas às necessidades da população.
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