Grupo de Enfrentamento à Morte Materna e Infantil da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo: uma estratégia do Comitê Estadual de Vigilância à Morte Materna, Infantil e Fetal

Autores

  • Adriana Dias Coordenadoria de Controle de Doenças, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
  • Edlaine Faria de Moura Villela Coordenadoria de Controle de Doenças, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
  • Regiane Cardoso de Paula Coordenadoria de Controle de Doenças, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.57148/bepa.2022.v.19.37346

Palavras-chave:

Morte materna e infantil, Puerperal, Plano de trabalho

Resumo

O Grupo de Enfrentamento à Morte Materna Infantil da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, formado em 2018, teve suas atividades retomadas em 2019 e vem trabalhando para ampliar a qualificação dos serviços ofertados e a produção do cuidado no âmbito do Ciclo gravídico, puerperal e puericultura. O Estado de São Paulo entendendo a problemática da morte materna, infantil e fetal envolve diferentes atores que visam garantir que as políticas estaduais sejam executadas. O objetivo deste informe técnico é apresentar o Plano de Trabalho de 2022 que trata do trabalho junto aos Departamentos Regionais de Saúde e seus respectivos diretores. O Grupo de Enfrentamento à Morte Materna Infantil e Fetal foi formado em 2018, finalizando suas ações no mesmo ano. Reformulado em 2019, ficando sua gestão na Coordenadoria de Controle de Doenças, sob responsabilidade do Comitê Estadual de Vigilância à Morte Materna Infantil e Fetal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Lei Orgânica da Saúde. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília, set. 1990.

SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Saúde. Linha de cuidado da gestante e puerpério: manual técnico do pré-natal, parto e puerpério. São Paulo; 1ª ed. 2018. XX p.

Publicado

2023-02-07

Como Citar

1.
Dias A, Faria de Moura Villela E, Cardoso de Paula R. Grupo de Enfrentamento à Morte Materna e Infantil da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo: uma estratégia do Comitê Estadual de Vigilância à Morte Materna, Infantil e Fetal. Bepa [Internet]. 7º de fevereiro de 2023 [citado 28º de março de 2024];19:1-6. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/BEPA182/article/view/37346

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>