Registro de larvas e pupas de Aedes aegypti e Aedes albopictus em recipientes com água salina em condições naturais

Autores/as

  • Marylene de Brito Arduino Superintendência de Controle de Endemias
  • Gisela Rita de Alvarenga Monteiro Marques Superintendência de Controle de Endemias
  • Gisela Rita de Alvarenga Monteiro Marques Superintendência de Controle de Endemias

Palabras clave:

Aedes aegypti, Aedes albopictus, Dengue, Controle de vetores, Criadouros, Salinidade

Resumen

 O objetivo do presente trabalho foi registrar o encontro de larvas e pupas dos vetores de dengue em criadouros com água salina. Durante 14 meses de atividades de projeto de pesquisa, desenvolvida em município do litoral norte do Estado de São Paulo, foram inspecionados recipientes para coleta de larvas e pupas de Aedes aegypti e Aedes albopictus. Parâmetros físicos e químicos da água dos criadouros foram aferidos. Encontrou-se Ae. aegypti e Ae. albopictus em todos os estádios larvais, em água salina. As concentrações máximas foram de 13,5% e 9,2% de o o salinidade para as duas espécies, respectivamente. O sal não foi fator limitante para o desenvolvimento de ambas as espécies. Foi o primeiro registro no Brasil dessas espécies em criadouros com água salina. Tal achado pode ocasionar importantes repercussões epidemiológicas, especialmente no controle da dengue.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

Forattini OP. Culicidologia Médica: Identificação, Biologia, Epidemiologia. São Paulo: Edusp; 2002. 2.

Estrada-Franco JG, Craig Jr GB. Biology, disease relationship and control of Aedes albopictus. Washington (DC): Pan American Health Organization; 1995 (Technical Paper, 42).

Guedes DRD. Epidemiologia molecular do Aedes albopictus (Diptera: Culicidae) [dissertação de mestrado]. Recife: Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz; 2006.

Clements NA. The biology of mosquitoes. Chapman & Hall. London. UK. CABI Publishing; 1992. 1 v.

Clark TM, Flis BJ, Remold SK. Differences in the effects of salinity on larval growth and development programs of a freshwater and a euryhaline mosquito species (Insecta: Diptera, Culicidae). J Exp Biol. 2004;207:2289-95.

Ricklefs RE. A economia da natureza. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2001.

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Superintendência de Controle de Endemias. Normas, orientações e recomendações técnicas para vigilância e controle de Aedes aegypti no Estado de São Paulo. São Paulo; 2002.

Grueber WB, Bradley TJ. The evolution of increased salinity tolerance in larvae of Aedes Mosquitoes: A phylogenetic analysis. Phys Zool. 1994;67(3):566-79.

Publicado

2010-11-30

Cómo citar

1.
de Brito Arduino M, de Alvarenga Monteiro Marques GR, de Alvarenga Monteiro Marques GR. Registro de larvas e pupas de Aedes aegypti e Aedes albopictus em recipientes com água salina em condições naturais. Bepa [Internet]. 30 de noviembre de 2010 [citado 16 de mayo de 2024];7(83):22-8. Disponible en: https://periodicos.saude.sp.gov.br/BEPA182/article/view/38475

Número

Sección

Comunicaciones Rápidas

Artículos más leídos del mismo autor/a