Resumen
Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador têm voltado sua atenção para a questão do bem-estar vocal de profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho. O objetivo desta pesquisa é cartografar, por meio de questionário, as atividades desenvolvidas por esses Centros, principalmente aquelas relacionadas à promoção, prevenção e tratamento das demandas relativas aos distúrbios vocais. Dos 150 questionários enviados, apenas 23 (15,3%) retornaram; desses, 5 disseram não ter fonoaudiólogo em seu quadro de funcionários. O primeiro Cerest a contratar fonoaudiólogo data de 1996, e a maioria encontra-se situado na região Sudeste do Estado, com fonoaudiólogos contratados que atuam tanto com as questões de audição quanto com as de voz, em grupos multiprofissionais. Os professores são os profissionais da voz que mais buscam atendimento nos Cerest, a maioria do sexo feminino, em faixa etária acima dos 30 anos. O atendimento aos profissionais que fazem uso da voz no trabalho vem ganhando maior espaço junto aos Cerest, o que é bastante positivo quanto à compreensão dos distúrbios da voz relacionados ao trabalho. A abordagem de tais distúrbios requer, no entanto, novas tecnologias que incorporem a compreensão contextualizada e coletivizada das relações saúde-doença.
Citas
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