Custos hospitalares das principais doenças tabaco-relacionadas no Sistema Único de Saúde – SUS

Autores/as

  • Rodolfo Brumini Centro de Vigilância Epidemiológica

Palabras clave:

varicela, surtos de doenças, infecção hospitalar

Resumen

A varicela é uma doença infectocontagiosa altamente transmissível causada pelo vírus varicela-zoster. Assume maior importância quando acomete imunodeprimidos e pacientes internados, que podem desenvolver doença grave ou fatal. Em agosto de 2005, um hospital universitário de grande porte de São José do Rio Preto (SP) notificou um provável surto de varicela intra-hospitalar com três óbitos. O objetivo dessa investigação foi conhecer a real magnitude da varicela nesse hospital, confirmar um possível surto intra-hospitalar e estabelecer medidas de controle. As fontes de informação foram: busca ativa de prontuários, entrevistas de funcionários, contato com pacientes após a alta e investigação das unidades de emergência por onde passaram os casos de varicela. Após extensa investigação das fontes de infecção de 31 casos no período de 2 de julho até 8 de outubro de 2005, evidenciou-se a transmissão intra-hospitalar da doença, acometendo quatro pacientes e oito funcionários. Tal fato pode ter sido um reflexo do aumento de casos da doença na comunidade, aliado a uma alta taxa de suscetíveis entre os profissionais de saúde. A partir da detecção dos primeiros casos, diversas medidas foram desencadeadas: notificação e investigação oportuna de novos casos, vacinação contra a varicela ou imunoglobulina, quando indicada, reforço às normas de isolamento, afastamento dos funcionários infectados, divulgação ampla do surto aos profissionais de saúde e integração entre as equipes hospitalares, municipais, regionais e estaduais. Tais medidas viabilizaram o controle da transmissão da varicela num hospital de referência regional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

Faac/Unesp (Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual de São Paulo). Cigarros podem aumentar o risco do mal de Alzheimer e demência senil atinge mais os fumantes. Disponível em: http://www.faac.unesp.br>. [Acesso em 2005 jul].

IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD; 1998.

INCA (Instituto Nacional de Câncer). Aspectos econômicos do tabaco. Disponível em: http:// www.inca.gov.br. [Acesso em 2005 jul].

Ministério da Saúde/Agência Nacional de Saúde. Indicadores de cobertura (F15): população beneficiária de planos e seguros de saúde. Disponível em: http://www.datasus.gov.br. [Acesso em 2005 ago].

Rosemberg J. Nicotina: droga universal. São Paulo: Secretaria de Estado da Saúde-Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac”; 2003.

Rosemberg J. Nicotina: droga universal. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Câncer, Ministério da Saúde; 2003.

Rotary Club Indaial. Corrida Rústica Contra o Fumo. Disponível em: http://www.rotaryindaial.org. br. [Acesso em 2005 jul].

Publicado

2006-11-30

Cómo citar

1.
Brumini R. Custos hospitalares das principais doenças tabaco-relacionadas no Sistema Único de Saúde – SUS. Bepa [Internet]. 30 de noviembre de 2006 [citado 19 de mayo de 2024];2(23):12-5. Disponible en: https://periodicos.saude.sp.gov.br/BEPA182/article/view/38851

Número

Sección

Artigo Original

Artículos más leídos del mismo autor/a