A transgeneridade no ciclo gravídico-puerperal: a integralidade do cuidado com a população trans (travestis, transexuais e transgêneros)
PDF (PORTUGUÊS)

Palavras-chave

transgeneridade
ciclo gravídico puerperal
integralidade

Como Citar

1.
Dias A. A transgeneridade no ciclo gravídico-puerperal: a integralidade do cuidado com a população trans (travestis, transexuais e transgêneros). Bepa [Internet]. 29º de junho de 2023 [citado 24º de novembro de 2024];20(220):1-5. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/BEPA182/article/view/39129

Resumo

O Grupo de Enfrentamento à Morte Materna Infantil da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, abordou o tema Transgeneridade no Fórum de discussões.Considerando que a necessidade de abordar as questões que vão da concepção a contracepção e direitos reprodutivos para a população que engravida, são necessárias, considerando a responsabilidade em manter a igualdade nos serviços prestados e cuidado produzido para além do sexo anatômico, considerando as identidades de genêro. O Fórum de discussões se configura como espaço coletivo que promove discussões relevantes sobre os processos trabalho, na rede de referência e contra referência para os indivíduos inseridos no ciclo gravídico puerperal. Dos protocolos assistenciais e administrativos, contribuindo assim com a articulação entre os níveis de atenção e serviços, ativando a participação e a corresponsabilidade dos principais atores implicados com esta temática, como gestores estaduais e municipais bem como os trabalhadores da rede de assistência materno infantil, e como devemos estar preparados para atuar com os usuários do SUS inseridos na diversidade sexual.

https://doi.org/10.57148/bepa.2023.v.20.39129
PDF (PORTUGUÊS)

Referências

BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Lei Orgânica da Saúde. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília, set. 1990.

SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Saúde. Linha de cuidado da gestante e puerpério: manual técnico do pré-natal, parto e puerpério. São Paulo; 1ª ed. 2018. XX p.

Krempasky, C., Harris, M., Abern, L., & Grimstad, F. (2020). Contracepção em todo o espectro transmasculino. Jornal americano de obstetrícia e ginecologia , 222 (2), 134-143.

Martins, M. R., da Costa, W. C., de Matos, L. P., Dutra, R. N., & Reis, L. C. S. (2022, June). DESAFIOS DO HOMEM TRANS NA CONSULTA GINECOLÓGICA. In Anais Colóquio Estadual de Pesquisa Multidisciplinar (ISSN-2527-2500) & Congresso Nacional de Pesquisa Multidisciplinar.

Okano, S. H. P., Franceschini, S. A., Lerri, M. R., Poli-Neto, O. B., Brito, L. G. O., & Lara, L. A. D. S. (2022). Características de uma população com incongruência de gênero assistida em ambulatório especializado em Ribeirão Preto. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, 44, 258-263.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Adriana Dias

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...