Atitudes de risco dos consumidores em self-service
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Palavras-chave

restaurantes
contaminação de alimentos
segurança dos alimentos
higiene dos alimentos

Como Citar

1.
Medeiros LB, Pereira LC, Saccol AL de F. Atitudes de risco dos consumidores em self-service. Rev Inst Adolfo Lutz [Internet]. 1º de dezembro de 2012 [citado 4º de dezembro de 2024];71(4):737-40. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/RIAL/article/view/32492

Resumo

Devem-se considerar os aspectos que fogem ao controle do processador, como por exemplo, o autosserviço, a fim de garantir a inocuidade dos alimentos. Neste estudo foram avaliadas as atitudes de risco dos consumidores que podem favorecer a contaminação dos alimentos durante o autosserviço. Foram avaliadas treze atitudes de risco que possam contaminar os alimentos na distribuição e exposição destes em um restaurante da cidade de Santa Maria (RS). A análise foi feita durante cinco dias consecutivos no mês de setembro de 2011. A avaliação foi efetuada a cada cinco indivíduos no período de maior movimentação do restaurante (das 11h às 14h), totalizando 657 observações. De acordo com os resultados obtidos, notou-se que a atitude de risco mais cometida pelos consumidores foi falar sobre as preparações alimentícias expostas (51%). Em 46% dos casos, os consumidores utilizavam os utensílios de uma preparação em outra já servida no seu prato. Concluiu-se que há probabilidade de ocorrência de contaminação alimentar causada pelos próprios consumidores em restaurantes de autosserviço.
https://doi.org/10.53393/rial.2012.71.32492
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Copyright (c) 2012 Laissa Benites Medeiros, Larissa Costa Pereira, Ana Lúcia de Freitas Saccol

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