Investigações microfluidoscópicas sobre preparações oftálmicas
PDF

Como Citar

1.
Souto AB, Álvaro ME, Viegas JA. Investigações microfluidoscópicas sobre preparações oftálmicas. Rev Inst Adolfo Lutz [Internet]. 3º de janeiro de 1954 [citado 24º de abril de 2024];14(1):13-8. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/RIAL/article/view/33248

Resumo

I - A microfluidoscopia é processo físico geral que pode ser empregado na verificação da limpidez e da presença de partículas estranhas em preparações farmacêuticas. II - A microfluidoscopia foi utilizada no exame de 90 preparações oftálmicas a fim de investigar a limpidez, a quantidade, e a qualidade das partículas encontradas.  III - Com relação à limpidez a microfluidoscopia revelou 27 colírios turvos, ao passo que, pelos processos rotineiros de exame, a turvação só foi verificada em 6 desses produtos. IV - Com relação à presença das micropartículas em suspensão, a microfluidoscopia evidenciou que todos os colírios examinados continham elementos estranhos em suspensão, ao passo que, pelos métodos normais de exame, 63 colírios foram considerados isentos de micropartículas. V - A microfluidoscopia, aplicada ao exame qualitativo das micropartículas encontradas, permitiu demonstrar que muitos dos colírios apresentavam partículas em cristais e outras, capazes de produzir lesões no epitélio córneo-conjuntival.

https://doi.org/10.53393/rial.1954.14.33248
PDF

Referências

1. VIEGAS, J. A. - Novo processo e aparelho - Microfluidoscópico - para a leitura da reação de Khan e para análises, exames ou leituras de floculações, aglutinações, partículas, turvações e opalescências em soros, reações, soluções, suspensões, emulsões, ou substâncias líquidas em geral- Revist.. Inst. Adolfo Lutz 12: 179-201. 1952.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1954 Ariosto Büller Souto, Moacyr E. Álvaro, Jarbas Augusto Viegas

Downloads

Não há dados estatísticos.