SUPERVISORES + BOLSISTAS DO PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL + EDUCAÇÃO EM SAÚDE= PREVENÇÃO DE DOENÇAS DE SAÚDE PÚBLICA
PDF

Como Citar

1.
Pedro H, Nardi S, Assis J, Figueiredo J, Soares M, Tolentino F, Montanha J, Peresi J, Teixeira I, Silva S, Almeida I, Marques D, Alves E, Gomes M. SUPERVISORES + BOLSISTAS DO PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL + EDUCAÇÃO EM SAÚDE= PREVENÇÃO DE DOENÇAS DE SAÚDE PÚBLICA. Rev Inst Adolfo Lutz [Internet]. 23º de novembro de 2012 [citado 18º de julho de 2024];71(Suplemento 1):O-171. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/RIAL/article/view/39371

Resumo

O objetivo foi formar recursos humanos especializados e sensibilizados aos temas de Saúde Pública e ampliar as atividades de orientação no Programa de Aprimoramento Profissional (PAP/FUNDAP) do CLR-IAL de São José do Rio Preto. Duas coordenadoras elaboraram e executaram o projeto Circuito Itinerantede Palestras. Quatro temas foram previamente definidos com slogans voltados para prevenção de doenças de Saúde Pública. Para cada tema, uma dupla de profissionais foi convidada a orientar dois bolsistas na preparação da apresentação. Os bolsistas produziram a palestra, apresentaram aos orientadores, os quais analisaram a qualidade técnica, pedagógica e expositiva. Após aprovação dos orientadores a exposição foi realizada para os demais profissionais e diretores do CLR-IAL-SJRP, que opinaram e contribuíram para o seu aperfeiçoamento. O desenvolvimento das atividades contou com 22 profissionais de nível superior, sendo 02 coordenadores, 08 orientadores, 04 monitores e 08 bolsistas. O Circuito Itinerante esteve presente em 5 escolas da rede particular de ensino do município e ministrou quatro temas para alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental: “Hepatite: Conceito e Prevenção” que totalizou 17 palestras e atingiu 589 alunos; “Gripe A H1N1: Quanto mais prevenção, mais proteção” apresentou 07 palestras para 328 alunos; “Doenças transmitidas por alimentos” 8 palestras para 383 alunos e “Atenção: meningite tem prevenção” com 7 palestras para 314 alunos. Os grupos apresentaram-se com camisetas alusivas ao seu tema, ofertaram um CD-Rom com a aula para os coordenadores pedagógicos das escolas, panfletos e brindes para os alunos. Os bolsistas tiveram suporte técnico e logístico de ao menos 01 coordenador, 01 orientador, 01 monitor e a oportunidade de se aprofundar no tema, responder às questões dos estudantes, e popularizar a ciência. Comesta atividade ampliou-se a atuação dos supervisores e orientadores e o aprendizado dos bolsistas/PAP, estimulando-os a desenvolver o espírito crítico na formação de cidadãos.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 HSP Pedro , SMT Nardi, JC Assis, JK Figueiredo, MMCN Soares , FM Tolentino, JO Montanha , JTM Peresi , ISC Teixeira , SIL Silva , IAZC Almeida, DF Marques , EC Alves , MTB Gomes

Downloads

Não há dados estatísticos.