ACEITAÇÃO SENSORIAL DE ALIMENTO ACHOCOLATADO EM PÓ DE MARCAS COMERCIAIS BRASILEIRAS
PDF

Como Citar

1.
Rodas M, Garbelotti M, Cadioli M, Takahashi A, Temerloglou D, Rodrigues R. ACEITAÇÃO SENSORIAL DE ALIMENTO ACHOCOLATADO EM PÓ DE MARCAS COMERCIAIS BRASILEIRAS. Rev Inst Adolfo Lutz [Internet]. 23º de novembro de 2012 [citado 18º de julho de 2024];71(Suplemento 1):P-132. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/RIAL/article/view/39438

Resumo

Os achocolatados em pó apresentam, na formulação básica, açúcar e cacau em pó, além de outros componentes minoritários como lecitina de soja, maltodextrina e aromatizantes. Suas características nutricionais, conveniência e praticidade no preparo, fazem com que seja bem aceito pela população, principalmente por crianças, porém, por conter alto teor de açúcar (aproximadamente 70%), seu consumodeve ser controlado. Além disso, as características funcionais e sensoriais associadas à presença do cacau são essenciais na escolha de um alimento pelo consumidor. A análise sensorial é vista pela indústria como uma ciência capaz de interpretar as características intrínsecas do alimento, conforme são percebidas pelos órgãos da visão, olfato, paladar, tato e audição. O estudo objetivou avaliar alimentos achocolatados em pó, de marcas comerciais brasileiras distintas, em relação à aceitação sensorial. Foram analisadas 4 amostras, pós-preparo segundo recomendação do fabricante em rotulagem. O teste de afetividade as qualificou através de escalas estruturadas mistas de 7 pontos (IAL/2005), quanto à aparência geral, cor, odor e sabor característicos e gosto doce. Participaram deste teste 47 julgadores não treinados, cujos perfis individuais foram definidos. Verificou-se que houve diferença significativa (p<0,05) entre as marcas avaliadas emr elação à aparência, cor e sabor característico de chocolate. Segundo a opinião dos julgadores, o odor característico e gosto doce não afetaram sua aceitação, revelando pontuações aproximadas. A marca A apresentou maior nota em todos os atributos, sendo considerada a mais preferida (51%), especialmente emrelação à marca D considerada menos preferida (60%). Conforme relatos, a prevalência de preferência sobrea marca A se deve à melhor cor, aroma agradável e sabor de chocolate. Neste estudo ficou claro que o parâmetro gosto doce não causa rejeição, sugerindo que o consumidor aprecia ingerir alimentos mais doces.Todavia, pouca intensidade do aroma e sabor característico de chocolate pode comprometer a aceitação final do alimento.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 MAB Rodas , ML Garbelotti , MGB Cadioli , AA Takahashi , DP Temerloglou , RSM Rodrigues

Downloads

Não há dados estatísticos.