DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL ENTRE LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA (LTA) E HISTOPLASMOSE: RELATO DE CASO
pdf (Português (Brasil))

How to Cite

1.
Araújo M, Bisugo M, Cunha E, Szeszs M, Pukinska S, Kohara V, Aquino S, Vicentini-Moreira A. DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL ENTRE LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA (LTA) E HISTOPLASMOSE: RELATO DE CASO. Rev Inst Adolfo Lutz [Internet]. 2009 Oct. 22 [cited 2024 Jul. 18];68(Suplemento 1):BM-65. Available from: https://periodicos.saude.sp.gov.br/RIAL/article/view/39581

Abstract

O diagnóstico laboratorial de LTA é realizado utilizando-se técnicas parasitológicas, moleculares e imunológicas. Diante de uma suspeita clínico-epidemiológica, deve-se realizar diagnóstico diferencial para outras infecções, entre elas a histoplasmose. Apresentamos o caso de um paciente, sexo masculino, 17 anos, natural e residente em região rural do interior da Bahia, encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz Central, com suspeita clínica de LTA para a realização da reação intradérmica de Montenegro, cujo resultado foi não reagente. O paciente encontrava-se ictérico, pálido, com sinais de emagrecimento, com dor na região hepato esplênica sendo observada lesão ulcerada no pé direito com evolução de mais de três meses. O diagnóstico laboratorial para LTA foi realizado pela pesquisa direta em esfregaços de material obtido da lesão e pela reação de imunofluorescência indireta (RIFI). A pesquisa direta foi negativa para Leishmania spp; porém, foram evidenciadas células leveduriformes sugestivas de Histoplasma capsulatum. A sorologia para leishmaniose apresentou pela RIFI título de 1:32 (títulos ≥ a 1:32 são considerados positivos). Diante desses resultados e pelos antecedentes epidemiológicos do paciente, optou-se pela realização de sorologia para histoplasmose.
Observou-se ausência de reatividade para H. capsulatum pela técnica de imunodifusão dupla em gel de agarose (ID). Entretanto empregando-se a técnica de immunoblotting verificou-se reatividade frente às frações H e M de H. capsulatum, consideradas marcadores sorológicos da doença. Sabe-se que o diagnóstico de certeza para processos infecciosos causados por diferentes patógenos baseia-se na visualização do agente etiológico em material clínico. Contudo, existe a dificuldade de diferenciação de formas amastigotas de Leishmania spp com outros microrganismos, especialmente H. capsulatum. Apesar da alta sensibilidade da RIFI, é frequentemente observada a reatividade cruzada de LTA com outras infecções. Neste sentido, o emprego de uma segunda técnica imunológica também de alta sensibilidade como o immunoblotting, confirmou os achados da pesquisa direta. O trabalho multilaboratorial permitiu a elucidação do diagnóstico clínico.

pdf (Português (Brasil))
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2009 Instituto Adolfo Lutz Journal

Downloads

Download data is not yet available.