Resumen
Os autores efetuaram um inquérito sorológico entre lavradores que trabalham no corte de cana de açúcar visando a pesquisar a possível ocorrência de leptospiroses, doenças que ocorrem em outros países como a Austrália, por exemplo, com características de doenças relacionadas às condições do trabalho. Como método diagnóstico foi utilizada a soro-aglutinação com antígeno formolado, em placas de porcelana escavadas, empregando-se como antígenos 20 sorotipos diferentes de leptospiras. Foram examinadas 210 amostras de soro de trabalhadores do município de Piracicaba, 114 amostras do município de Cosmópolis, 36 do município de Araraquara e 76 do município de Lins, perfazendo o total de 436 amostras; foram encontrados quatro casos de soro-aglutinação positiva: um para Leptospira andamana ao título de 1/400, um para L. icterohaemorrhagiae ao título de 1/800, um positivo para L. pyrogenes e L. saxkoebing; ao título de 1/400 e um positivo para L. djasiman a 1/1600 e para L. javanica a 1/800. A baixa incidência de leptospiroses assinalada, inferior a 11% das amostras examinadas, embora o inquérito tenha sido efetuado no decurso de estiagem excepcional (1964), autoriza a negar, na amostra examinada de cortadores de cana de açúcar, a ocorrência de leptospiroses com características de doenças correlacionadas à atividade profissional.
Citas
1. ALSTON, J. M. & BROOM, J. C. - Leptospirosis in man and animaIs. Edinburgh, Livingstone, 1958.
2. BADUDIERT, B. - Le leptospirosi qualímalattíe professionali degli agrícoltori. Estratto dal volume degli atti delle "Tredicesione giornale medíche triestine", 1960.
3. CORREIA, M. O. A.; AMATO Netto, V.; VERONESI, R.; BRANDÃO, C. H. - Inquérito sorológico para o diagnóstico de leptospiroses entre lavradores de arrozais do Vale do Paraíba. Rev. Inst. Adolfo Luaz 14(1) :33-38, 1954.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor 1965 Revista del Instituto Adolfo Lutz