Investigações sobre o exame microscópico de algumas substâncias alimentícias
PDF (Português (Brasil))

Cómo citar

1.
Menezes Junior J b F de. Investigações sobre o exame microscópico de algumas substâncias alimentícias. Rev Inst Adolfo Lutz [Internet]. 24 de enero de 1949 [citado 4 de diciembre de 2024];9(1-2):18-77. Disponible en: https://periodicos.saude.sp.gov.br/RIAL/article/view/33185

Resumen

No presente trabalho o Autor, levando em conta a não existência, em nosso vernáculo, de um compêndio de Microscopia Alimentar, dá início a uma série de publicações, a fim de facilitar o estudo e identificação das principais substâncias alimentícias, aos que desejam se dedicar a este ramo da bromatologia. Procura, por meio do desenho, reunir em um só campo microscópico os elementos histológicos característicos a cada substância estudada e faz, com os necessários detalhes, a descrição de sua estrutura. Aponta algumas das dificuldades surgidas na identificação microscópica das substâncias alimentícias e o meio de as vencer, aplicando-se tratamentos especiais como lavagem do material, descoramento, uso de solventes, reativos e corantes, bem como a necessidade da obtenção de cortes histológicos e da utilização da lupa na separação e colheita de substâncias estranhas. Refere-se à semelhança da estrutura dos blocos de células pétreas

e amilíferas da pera (Pyrus communis) e do marmelo (Pyrus cyclonia), das células cozidas da banana da terra (Musa paradisiaca) e da batata doce (Ipomoea batatas), e das células do tomate (Solanum lucopersicum.; e da abóbora (Cucurbita pepo), indicando os detalhes anatômicos diferenciais que elucidam sua identificação. Em seguida passa a fazer a descrição da estrutura microscópica das 47 substâncias estudadas seguintes: cereais, farinhas e féculas, frutos mais usados na confecção de doces, alguns condimentos e vegetais utilizados no preparo de bebidas estimulantes.

https://doi.org/10.53393/rial.1949.9.33185
PDF (Português (Brasil))

Citas

1. CASTRO,P. - Cereaes e outras plantas-Instrucções para a sua cultura. São Paulo, Dir. Publ. Secr. AgI'. Ind. e Com., 1930.

2. CUNHA, J. F. - Cultura da bananeira. Rio de Janeiro, Ministério da Agricultura, 1948.

3. HAGER,M. - El microscópio y sus aplicaciones. Barcelona, Gustavo Gili, 1922.

4. HÉRAIL, J. - Traité de rnatierc médicale, Pharrnacographie. Paris, Bailliê1'e, 1927.

5. MACÉ, E. - Les substances alimcntaircs. Paris, Bailliêre, 1891.

6. MENEZES J1'., J. B. F. - 1942 - Do exame microscópico do guaraná em bromatologia. Rev. Iuei, Adolfo L~itz 2: 45-68.

7. MENEZES J1'., J. B. F. - 1946 - Investigações sôbre alterações da estrutura vegetal pela ação do calor. Rev. Inst. Ailoljo Lutz 6: 183-192.

8. MOELLER,J. - Guia para ensaios micro-farmacognósticos - Versão castolhana de Ismael Astrada, Buenos-Aires, Labor, 1927.

9. PADRONG., J. e J. B. F. Menezes J'r. - 1948 - Contribuição ao estudo e à aplicação do método de Howard nas contagens de cogumelos dos p rodutcs de tomate. Rev. Inst: Adolfo Lutz 8: 99-136.

10. PESCE" C. - Oleaginosas 'da Amazonia. Belém, Of. Graf'. Rev. Veterinaria, 1941.

11. RIBEIRO, F. - Vitaminas. São Paulo, Gráficas Siqueira, 1942.

12. SILVA, R. A. D. - Pharmacopeía dos Estados Unidos do Brasil. São Paulo, Editora Nacional.

13. STEPP, W. - Fisiologia, Patologia, 'I'erapeutíca y Politica Sanita ria de la Alimentacíon. Barcelona, Labor, 1942.

14. WINTON, A. L. - The structure and composition of foods. New York, 1932.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 1949 Revista del Instituto Adolfo Lutz

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.