Investigações sobre o exame microscópico de algumas substâncias alimentícias
PDF

Como Citar

1.
Menezes Junior J b F de. Investigações sobre o exame microscópico de algumas substâncias alimentícias. Rev Inst Adolfo Lutz [Internet]. 24º de janeiro de 1949 [citado 18º de abril de 2024];9(1-2):18-77. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/RIAL/article/view/33185

Resumo

No presente trabalho o Autor, levando em conta a não existência, em nosso vernáculo, de um compêndio de Microscopia Alimentar, dá início a uma série de publicações, a fim de facilitar o estudo e identificação das principais substâncias alimentícias, aos que desejam se dedicar a este ramo da bromatologia. Procura, por meio do desenho, reunir em um só campo microscópico os elementos histológicos característicos a cada substância estudada e faz, com os necessários detalhes, a descrição de sua estrutura. Aponta algumas das dificuldades surgidas na identificação microscópica das substâncias alimentícias e o meio de as vencer, aplicando-se tratamentos especiais como lavagem do material, descoramento, uso de solventes, reativos e corantes, bem como a necessidade da obtenção de cortes histológicos e da utilização da lupa na separação e colheita de substâncias estranhas. Refere-se à semelhança da estrutura dos blocos de células pétreas

e amilíferas da pera (Pyrus communis) e do marmelo (Pyrus cyclonia), das células cozidas da banana da terra (Musa paradisiaca) e da batata doce (Ipomoea batatas), e das células do tomate (Solanum lucopersicum.; e da abóbora (Cucurbita pepo), indicando os detalhes anatômicos diferenciais que elucidam sua identificação. Em seguida passa a fazer a descrição da estrutura microscópica das 47 substâncias estudadas seguintes: cereais, farinhas e féculas, frutos mais usados na confecção de doces, alguns condimentos e vegetais utilizados no preparo de bebidas estimulantes.

https://doi.org/10.53393/rial.1949.9.33185
PDF

Referências

1. CASTRO,P. - Cereaes e outras plantas-Instrucções para a sua cultura. São Paulo, Dir. Publ. Secr. AgI'. Ind. e Com., 1930.

2. CUNHA, J. F. - Cultura da bananeira. Rio de Janeiro, Ministério da Agricultura, 1948.

3. HAGER,M. - El microscópio y sus aplicaciones. Barcelona, Gustavo Gili, 1922.

4. HÉRAIL, J. - Traité de rnatierc médicale, Pharrnacographie. Paris, Bailliê1'e, 1927.

5. MACÉ, E. - Les substances alimcntaircs. Paris, Bailliêre, 1891.

6. MENEZES J1'., J. B. F. - 1942 - Do exame microscópico do guaraná em bromatologia. Rev. Iuei, Adolfo L~itz 2: 45-68.

7. MENEZES J1'., J. B. F. - 1946 - Investigações sôbre alterações da estrutura vegetal pela ação do calor. Rev. Inst. Ailoljo Lutz 6: 183-192.

8. MOELLER,J. - Guia para ensaios micro-farmacognósticos - Versão castolhana de Ismael Astrada, Buenos-Aires, Labor, 1927.

9. PADRONG., J. e J. B. F. Menezes J'r. - 1948 - Contribuição ao estudo e à aplicação do método de Howard nas contagens de cogumelos dos p rodutcs de tomate. Rev. Inst: Adolfo Lutz 8: 99-136.

10. PESCE" C. - Oleaginosas 'da Amazonia. Belém, Of. Graf'. Rev. Veterinaria, 1941.

11. RIBEIRO, F. - Vitaminas. São Paulo, Gráficas Siqueira, 1942.

12. SILVA, R. A. D. - Pharmacopeía dos Estados Unidos do Brasil. São Paulo, Editora Nacional.

13. STEPP, W. - Fisiologia, Patologia, 'I'erapeutíca y Politica Sanita ria de la Alimentacíon. Barcelona, Labor, 1942.

14. WINTON, A. L. - The structure and composition of foods. New York, 1932.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1949 J b Ferraz de Menezes Junior

Downloads

Não há dados estatísticos.