Educação em saúde e o controle do Aedes aegypti: A experiência do Estado de São Paulo
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Palavras-chave

Educação em saúde
Promoção da saúde
Grupo focal
Controle de vetores
Doenças endêmicas

Como Citar

1.
de Fátima Henriques L, da Silva AL. Educação em saúde e o controle do Aedes aegypti: A experiência do Estado de São Paulo . Bepa [Internet]. 30º de março de 2012 [citado 24º de novembro de 2024];9(99):4-19. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/BEPA182/article/view/38369

Resumo

Introdução: A educação em saúde é considerada componente fundamental das estratégias de controle de vetores na comunidade. Objetivo: Caracterizar as ações educativas no controle do vetor Aedes aegypti, a partir da visão dos educadores em saúde pública com atuação na Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN). Metodologia: Utilizou-se grupo focal com 14 participantes de 10 regionais de serviços. O grupo focal foi gravado, transcrito e seu conteúdo analisado tematicamente. Discussão: O enfoque das ações tem estilo tradicional e intervencionista, baseado em elementos técnicos de prevenção e controle. O processo pedagógico não apresenta atributo de prática social, as atividades são generalistas, com pouca consideração das peculiaridades regional e local. O volume das atividades dos educadores concentra-se na organização do serviço das equipes de controle estadual e municipal: planejamento, treinamento, capacitação e supervisão. A relação é mais de soma de funções do que de articulação dos saberes e práticas. O formato do programa de controle, avaliação das atividades, visita casa a casa, aplicação de produto químico são desafios que a educação em saúde tem de enfrentar. Conclusão: A educação em saúde no controle de vetores conta com infraestrutura, capilaridade e interesse em aproximar os desafios das doenças endêmicas aos princípios do sistema de saúde. Necessita direcionamento político voltado à promoção da saúde e a educação permanente  

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