Construção de instrumento de avaliação para cursos de capacitação em hanseníase

Autores

  • Noêmi G. Almeida Galan Instituto Lauro de Souza Lima
  • Marli Luiz Beluci Universidade do Sagrado Coração (USC). Bauru, SP
  • Adriano Aparecido Lorencetti Instituto Lauro de Souza Lima
  • Maria Helena Borgato Cappo Bianco Universidade do Sagrado Coração (USC). Bauru, SP

Resumo

O Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL) realiza, desde 1968, treinamento em hansenologia para profissionais das áreas de saúde inseridos nesse programa, oferecendo de rotina cursos de hansenologia, de prevenção de incapacidades e de reabilitação. Com o objetivo de avaliar estes cursos foi elaborado um sistema on-line. Trata-se de um instrumento construído sob o referencial das ações e atividades do Programa de Eliminação da Hanseníase do Ministério da Saúde, e que será enviado por e-mail aos profissionais que participaram dos cursos. Foram utilizados os dados dos registros de 2005 a 2007 da Seção de Treinamento e Ensino do ILSL, Bauru (SP), para a construção de um banco de dados, e os serviços de computação para inserir esse instrumento em um sistema on-line. Este sistema utiliza linguagem de programação PHP, juntamente com o HTML, hospedado dentro do sítio do Instituto (http://www.ilsl.br/questionario), aproveitando assim toda a estrutura de rede já disponível, contendo cinco páginas: convite de participação; autenticação individual; termo de consentimento livre e esclarecido; questionário estruturado e confirmação da gravação dos dados, automaticamente armazenados no sistema do ILSL para análise. O sistema mostrou-se funcional na avaliação preliminar. Permitiu inserir aspectos relacionados aos conteúdos transmitidos e recebidos nos cursos, bem como sua aplicabilidade no contexto de cada realidade das unidades de saúde

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Opromolla PA, Dalbem I, Cardim M. Análise da distribuição espacial da hanseníase no Estado de São Paulo, 1991-2002. Rev Bras Epidemiol. 2005;8(4):356-64.

Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia para o Controle da hanseníase. 3a ed. Brasília (DF):Ministério da Saúde; 2002. p. 89.

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Coordenadoria de Controle das Doenças. Instituto Lauro de Souza Lima. Cursos de hansenologia, prevenção de incapacidades e reabilitação/2008 [base de dados na internet]. Disponível em: http://www.ilsl.org.br/index.htm.

Pisco LA. A avaliação como instrumento de mudança. Ciênc Saúde Coletiva. 2006;11(3):566-8.

Duchiade MP. População brasileira: um retrato em movimento. In : Minayo, MCS (org.). Os muitos Brasis-saúde e população na década de 80. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco; 1995.

Tanaka OY. Caminhos alternativos para a institucionalização da avaliação em saúde. Ciênc Saúde Coletiva. 2006;11(3):571-2.

Downloads

Publicado

2008-07-31

Como Citar

1.
G. Almeida Galan N, Beluci ML, Lorencetti AA, Borgato Cappo Bianco MH. Construção de instrumento de avaliação para cursos de capacitação em hanseníase . Bepa [Internet]. 31º de julho de 2008 [citado 28º de abril de 2024];5(54). Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/BEPA182/article/view/38697

Edição

Seção

Artigo Original