Resumen
O Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL) realiza, desde 1968, treinamento em hansenologia para profissionais das áreas de saúde inseridos nesse programa, oferecendo de rotina cursos de hansenologia, de prevenção de incapacidades e de reabilitação. Com o objetivo de avaliar estes cursos foi elaborado um sistema on-line. Trata-se de um instrumento construído sob o referencial das ações e atividades do Programa de Eliminação da Hanseníase do Ministério da Saúde, e que será enviado por e-mail aos profissionais que participaram dos cursos. Foram utilizados os dados dos registros de 2005 a 2007 da Seção de Treinamento e Ensino do ILSL, Bauru (SP), para a construção de um banco de dados, e os serviços de computação para inserir esse instrumento em um sistema on-line. Este sistema utiliza linguagem de programação PHP, juntamente com o HTML, hospedado dentro do sítio do Instituto (http://www.ilsl.br/questionario), aproveitando assim toda a estrutura de rede já disponível, contendo cinco páginas: convite de participação; autenticação individual; termo de consentimento livre e esclarecido; questionário estruturado e confirmação da gravação dos dados, automaticamente armazenados no sistema do ILSL para análise. O sistema mostrou-se funcional na avaliação preliminar. Permitiu inserir aspectos relacionados aos conteúdos transmitidos e recebidos nos cursos, bem como sua aplicabilidade no contexto de cada realidade das unidades de saúde
Citas
Opromolla PA, Dalbem I, Cardim M. Análise da distribuição espacial da hanseníase no Estado de São Paulo, 1991-2002. Rev Bras Epidemiol. 2005;8(4):356-64.
Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia para o Controle da hanseníase. 3a ed. Brasília (DF):Ministério da Saúde; 2002. p. 89.
Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Coordenadoria de Controle das Doenças. Instituto Lauro de Souza Lima. Cursos de hansenologia, prevenção de incapacidades e reabilitação/2008 [base de dados na internet]. Disponível em: http://www.ilsl.org.br/index.htm.
Pisco LA. A avaliação como instrumento de mudança. Ciênc Saúde Coletiva. 2006;11(3):566-8.
Duchiade MP. População brasileira: um retrato em movimento. In : Minayo, MCS (org.). Os muitos Brasis-saúde e população na década de 80. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco; 1995.
Tanaka OY. Caminhos alternativos para a institucionalização da avaliação em saúde. Ciênc Saúde Coletiva. 2006;11(3):571-2.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor 2008 Noêmi G. Almeida Galan, Marli Luiz Beluci, Adriano Aparecido Lorencetti, Maria Helena Borgato Cappo Bianco