Crenças de estudantes de nutrição sobre informação e alegação nutricional em produtos alimentícios: uma aplicação da Teoria do Comportamento Planejado
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Palavras-chave

rotulagem nutricional
comportamento do consumidor
estudantes

Como Citar

1.
Fraiz GM, Bertin RL, Medeiros CO. Crenças de estudantes de nutrição sobre informação e alegação nutricional em produtos alimentícios: uma aplicação da Teoria do Comportamento Planejado. Rev Inst Adolfo Lutz [Internet]. 29º de março de 2019 [citado 28º de março de 2024];78(1):1-9. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/RIAL/article/view/35873

Resumo

O trabalho teve como objetivo identificar as crenças modais salientes comportamentais, normativas e
de controle sobre o uso do rótulo nutricional de produtos alimentícios entre estudantes universitários.
Em novembro de 2015, 19 estudantes de nutrição participaram de pesquisa qualitativa exploratória,
que abordou conceitos da Teoria do Comportamento Planejado. Foram realizadas a análise de
conteúdo de dois grupos focais e a análise estatística descritiva das variáveis quantitativas. Ambos
os grupos focais mencionaram vantagens do uso de informações nutricionais, como auxílio na
realização de escolhas de alimentos saudáveis. Uma desvantagem específica associada às alegações
nutricionais mencionada, foi a influência desta na decisão de compra (crenças comportamentais). Os
alunos mencionaram seus pais e irmãos como pessoas que aprovam o uso dessa informação, quando
compram um produto (crenças normativas). Quanto às letras pequenas e à dificuldade de interpretar
o tamanho das porções, na informação nutricional nos rótulos, foram fatores que poderiam dificultar
o uso. Em relação às alegações nutricionais, por serem fáceis de ler, tenderam a estimular as decisões
de compra (crenças de controle). Foram identificadas 11 crenças modais salientes, que podem
explicar o comportamento dos participantes ao usar a informação e as alegações nutricionais

https://doi.org/10.53393/rial.2019.v78.35873
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Copyright (c) 2019 Gabriela Macedo Fraiz, Renata Labronici Bertin, Caroline Opolski Medeiros

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