Caracterização fisico·quimica e nutricional da polpa de cubiu (Solanum sessiliflorum Dunal) para aproveitamento industrial.
PDF

Palavras-chave

polpa de cubiu

Como Citar

1.
Macedo S. Caracterização fisico·quimica e nutricional da polpa de cubiu (Solanum sessiliflorum Dunal) para aproveitamento industrial. Rev Inst Adolfo Lutz [Internet]. 28º de dezembro de 2001 [citado 7º de maio de 2024];60(2):163-5. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/RIAL/article/view/35999

Resumo

Neste estudo, avaliou-se as características químicas e nutricionais da polpa de 17 populações de cubiu (S. sessiliflorum Dunal), fruto típico da Amazônia Ocidental, oriundas da estação experimental de olericultura, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Após esta avaliação, selecionou-se a população mais apropriada considerando-se os atributos, tamanho do fruto, conteúdo de fibra alimentar e disponibilidade para produção de geléia. No ensaio tecnológico, utilizou-se utilizou-se cerca de 50 Kg de frutos, da etnovariedade de Benjamin Constant - AM (Pop. 4 II), de tamanho grande, efetuando-se assim o beneficiamento da polpa. Após I1 testes esperimentais foram selecionadas duas formul), bom conações seguindo melhor aspecto, sabor e consistência de geléia. Essas duas aformulações foram submetidas à Análise Sensorial utilizando-se um grupo de 30  pessoas adultas. Os resultados indicaram que o cubiu é um fruto hipocalórico (33,7 Cal/100 g), com considerável quantidade de água (90,2 +/- 1,1%) e fibra alimentar total (2,08 +/- 0,5%). A etnovariedade estudada apresentou um bom rendimento de polpa beneficiada  (cerca de 50%), bom conteúdo de pectina total (445,1 mg +/- 0,6%), propriedade muito favorável para elaboração de produtos como geléia, entre outros. As duas formulações não apresentaram  diferenças significativas quanto ao sabor e aspecto geral, podendo serem elaboradas em escala indusrial. O conteúdo de fibra alimentar, especialmente a fração solúvel, sugere estudo mais detalhado desse componente no fruto estudado.

 

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2001 S.H.M. Macedo

Downloads

Não há dados estatísticos.