DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DA QUALIDADE EM LABORATÓRIO DE SAÚDE PÚBLICA: ANÁLISE CRÍTICA
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1.
Silva C, Oliveira M, Prado S, Okada M, Yokosawa C, Fávaro R, Zerbini L, Martins M, Reche S, Tedesco E. DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DA QUALIDADE EM LABORATÓRIO DE SAÚDE PÚBLICA: ANÁLISE CRÍTICA. Rev Inst Adolfo Lutz [Internet]. 2012 Nov. 23 [cited 2024 Jul. 18];71(Suplemento 1):Q-174. Available from: https://periodicos.saude.sp.gov.br/RIAL/article/view/39347

Abstract

A gestão da qualidade é uma estratégia de administração orientada a criar consciência de qualidade em todos os processos organizacionais. Este trabalho teve por objetivo realizar uma análise crítica do programada qualidade desenvolvido no período de 2002 a 2011, no Centro de Laboratório Regional - Instituto AdolfoLutz de Ribeirão Preto VI. Para avaliação da situação foram utilizadas as listas de ensaios, os relatórios da qualidade e listas mestras enviadas ao Núcleo da Qualidade do IAL Central, e levantamento das dificuldades enfrentadas durante a implementação do programa. Do total de 176 documentos de procedimentos elaborados e efetivados, 76 se referem a métodos, 84 equipamentos, 09 administrativos e 07de biossegurança. De todos os procedimentos contidos na lista de ensaios, 57,6% foram efetivados. Com aconcretização de algumas modificações na infra-estrutura como local apropriado para a recepção de amostras, relocação da área Administrativa, reforma das salas e adequação da copa com espaço ampliadopara acomodação dos funcionários, contratação de manutenção dos elevadores, construção de abrigo para armazenamento e gerenciamento de descarte de resíduos químicos e de rampa observamos a melhora da qualidade dos serviços realizados no CLR-IAL-RP. Realizamos treinamentos e capacitação dos funcionários, de acordo com POP de métodos, biossegurança e documentos da qualidade. O incentivo ao monitoramento diário de equipamentos trouxe conscientização da relevância do programa de manutenção para melhor desempenho e confiabilidade nos resultados obtidos. As auditorias internas evidenciaram não conformidades e a necessidade de tomada de ações visando a melhoria contínua e implementação de outros requisitos, que independem deste CLR. Atentamos para a importância do direcionamento de investimentosna contratação de recursos humanos, manutenção de equipamentos, calibração e aquisição de insumos para a continuidade do desenvolvimento adequado no CLR IAL de Ribeirão Preto VI.

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