Resumen
Com a finalidade de selecionar o melhor método para a determinação de arsênio em aditivos para alimentos, os autores efetuaram estudo comparativo de três métodos: de Gutzeit, e os colorimétricos, do azul de molibdênio e do dietilditiocarbamato de prata. Os resultados mostraram que o método de Gutzeit é o menos sensível, podendo ser utilizado em determinações semi-quantitativas. Quanto aos métodos do dietilditiocarbamato de prata e o do azul de molibdênio, os maiores desvios foram obtidos na determinação de baixos teores de arsênio. Esses métodos apresentaram aplicabilidade para uma faixa bastante grande de conteúdo de arsênio, sendo que o do dietilditiocarbamato de prata é recomendado para a determinação de baixos teores de arsênio e, o do azul de molibdênio, para teores mais elevados.
Citas
2. ESTADOS UNIDOS. National Academy of Sciences. Food and Nutrition Board - Food chemicals codex. 3rded. Washington, D.C., National Acadenic Press, 1981. p. 464-6.
3. HOFFMAN, I. & GORDON, A.D. - Arsenic in foods: collaborative comparison of the arsine-rnolybdenum blue and the silver dicthyldithiocarbamate methods. J. Assc. off. anal. Chem., 46 (2):245-9,1963.
4. JOINT FAO/WHO EXPERT COMMITTEE ON FOOD ADDITIVES, Geneva, 1984-Specificationsfor identity and purity of certainfood additives. Rome, FAO, 1984. p. 17-22 (FAO Food and Nutrition Paper 3112)
5. SÃO PAULO. Instituto Adolfo Lutz - Normas analiticas do Instituto Adolfo Lutz. v. I: métodos químicos e físicos para análise de alimentos. 3ª ed. São Paulo, 1985. p. 67-70.
6. SAX, N.I. -Dangerous properties of industrial materials. 5thed. NewYork, VanNostrand/Reinhold, 1979. p. 388-90.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor 1989 Revista del Instituto Adolfo Lutz