VINAGRE DE FRUTA E CEREAL DE MARCA COMERCIAL: AVALIAÇÃO DE ROTULAGEM SOB A VISÃO CRÍTICA DE CONSUMIDOR E LEGISLAÇÃO
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1.
Caretta E, Rodas M, Garbelotti M, Tenreiro E. VINAGRE DE FRUTA E CEREAL DE MARCA COMERCIAL: AVALIAÇÃO DE ROTULAGEM SOB A VISÃO CRÍTICA DE CONSUMIDOR E LEGISLAÇÃO. Rev Inst Adolfo Lutz [Internet]. 23 de noviembre de 2012 [citado 19 de julio de 2024];71(Suplemento 1):P-148. Disponible en: https://periodicos.saude.sp.gov.br/RIAL/article/view/39482

Resumen

No Brasil há grande disponibilidade de frutos e cereais, podendo ser empregados para produzir vinagres de boa qualidade nutricional. Provenientes da matéria prima e processo fermentativo, eles contém ácidos orgânicos, vitaminas, proteínas e aminoácidos. Relatos apontam efeitos benéficos no consumo quanto à regulação de glicose sanguínea, pressão arterial, promoção da absorção do cálcio, auxílio na digestão e estimulação do apetite. Influem na escolha do consumidor e decisão de compra de produtos, um atributo desejável, qualidade nutricional, preço e aspectos da embalagem e rotulagem. A primeira tomada de decisão recai sobre estas últimas, mostrando força como forma de informação e aceitação. O estudo objetivou avaliar rotulagens quanto à opinião de consumidores e legislação. Seis marcas, de dois sabores cada (maçã, vinho branco e arroz), foram avaliadas por 37 consumidores em teste afetivo utilizando escala não estruturada para reportar opiniões sobre características de embalagem e rotulagem. Houve diferença significativa (p<0,05) entre as marcas, com maior pontuação para B (6,4) e F (7,6). Entre as justificativas, predominaram condições de embalagem anatômica, tampa e lacre de boa vedação e auto-explicativa, ilustração compatível, aparência clean do conteúdo, os dizeres do rótulo superando expectativas, informação sobre uma possível alteração de cor e a recomendação sobre conservação. Das 6 marcas, 66,7%,estavam insatisfatórias com a Resolução RDC/MS 259/2002. Duas marcas (A e B), revelaram vocábulos possíveis de levar o consumidor a erro, confusão ou engano quanto à verdadeira natureza e composição, com destaque da qualidade intrínseca do produto e por mostrar data de validade discordante entre impressãono frasco e rótulo. Apesar da não obrigatoriedade de inclusão nos rótulos de vinagre da informação nutricional, ela constava em uma marca, sendo vista como ponto positivo. As características de embalagem e rotulagem foram consideradas fatores importantes na intenção de consumo. Porém alguns aspectos devem ser revistos, aumentando segurança na compra, bem estar do consumidor e apontando a eficiência comercialde alimentos sobre informações de rotulagem.

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Derechos de autor 2012 Revista del Instituto Adolfo Lutz

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