DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL ENTRE LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA (LTA) E HISTOPLASMOSE: RELATO DE CASO
pdf (Português (Brasil))

Cómo citar

1.
Araújo M, Bisugo M, Cunha E, Szeszs M, Pukinska S, Kohara V, Aquino S, Vicentini-Moreira A. DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL ENTRE LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA (LTA) E HISTOPLASMOSE: RELATO DE CASO. Rev Inst Adolfo Lutz [Internet]. 22 de octubre de 2009 [citado 18 de julio de 2024];68(Suplemento 1):BM-65. Disponible en: https://periodicos.saude.sp.gov.br/RIAL/article/view/39581

Resumen

O diagnóstico laboratorial de LTA é realizado utilizando-se técnicas parasitológicas, moleculares e imunológicas. Diante de uma suspeita clínico-epidemiológica, deve-se realizar diagnóstico diferencial para outras infecções, entre elas a histoplasmose. Apresentamos o caso de um paciente, sexo masculino, 17 anos, natural e residente em região rural do interior da Bahia, encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz Central, com suspeita clínica de LTA para a realização da reação intradérmica de Montenegro, cujo resultado foi não reagente. O paciente encontrava-se ictérico, pálido, com sinais de emagrecimento, com dor na região hepato esplênica sendo observada lesão ulcerada no pé direito com evolução de mais de três meses. O diagnóstico laboratorial para LTA foi realizado pela pesquisa direta em esfregaços de material obtido da lesão e pela reação de imunofluorescência indireta (RIFI). A pesquisa direta foi negativa para Leishmania spp; porém, foram evidenciadas células leveduriformes sugestivas de Histoplasma capsulatum. A sorologia para leishmaniose apresentou pela RIFI título de 1:32 (títulos ≥ a 1:32 são considerados positivos). Diante desses resultados e pelos antecedentes epidemiológicos do paciente, optou-se pela realização de sorologia para histoplasmose.
Observou-se ausência de reatividade para H. capsulatum pela técnica de imunodifusão dupla em gel de agarose (ID). Entretanto empregando-se a técnica de immunoblotting verificou-se reatividade frente às frações H e M de H. capsulatum, consideradas marcadores sorológicos da doença. Sabe-se que o diagnóstico de certeza para processos infecciosos causados por diferentes patógenos baseia-se na visualização do agente etiológico em material clínico. Contudo, existe a dificuldade de diferenciação de formas amastigotas de Leishmania spp com outros microrganismos, especialmente H. capsulatum. Apesar da alta sensibilidade da RIFI, é frequentemente observada a reatividade cruzada de LTA com outras infecções. Neste sentido, o emprego de uma segunda técnica imunológica também de alta sensibilidade como o immunoblotting, confirmou os achados da pesquisa direta. O trabalho multilaboratorial permitiu a elucidação do diagnóstico clínico.

pdf (Português (Brasil))
Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2009 Revista del Instituto Adolfo Lutz

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.