Afastando as sombras da hanseníase no Jardim São Marcos, Campinas, SP, pelo teatro de sombras
DOI:
https://doi.org/10.47878/hi.2010.v35.35117Palavras-chave:
Hanseníase, Educação em Saúde, Teatro InterativoResumo
Considerando a inserção da equipe multidisciplinar no Sistema Único de Saúde e a experiência do Grupo de Saúde Coletiva e Atividade Física, propôs-se investigar: i) aplicação do Teatro Interativo de Bonecos no estímulo à procura pelo serviço de saúde pelo diagnóstico precoce de hanseníase e ii) decorrências esperadas na Unidade Básica de Saúde. Para tanto, realizaram-se apresentações para 207 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, do bairro São Marcos, periferia de Campinas, SP. Buscou-se explorar o impacto dessa intervenção em dois planos complementares: o acompanhamento institucional se deu através de contactos sistemáticos com o Centro de Saúde local; no âmbito participativo, entrevistaram-se vinte protagonistas, alocados pelos critérios de intencionalidade e acessibilidade e considerados segundo o suporte metodológico da Análise do Discurso. Observou-se, em síntese, que, apesar do atingimento dos objetivos e da avaliação externa positiva, mudanças significativas na Saúde e na Sociedade demandam serviços acessíveis e resolutivos de atenção permanente.
Downloads
Referências
2 Gonçalves A. Health and Population: contributing for this binomial in our environment. Science and Culture 1981, 33(11);1425-1429.
3 Berlinguer G. The disease. CEBES/Hucitec : São Paulo, 1988.
4 Castro GC, Gonçalves A. Intervention and formation in Physical Education outlining Health. Motriz (Rio Claro/Unesp) 2009,15(2): 374-382.
5 Gonçalves A. Public Health and Phycal Activity in São Marcos. In: Martins JPS, Rangel HA Campinas: towards the healthier communities. IPES Editorial: Campinas, 2004.
6 Panamerican Health Organization. Faces, voices and places: the community answer for the millenium goals development. Washington, EUA, CSP27/14 (Port.), 2007.
7 Gunter H. Qualitative versus quantitative research: is this the issue? Psychology: Theory and Research 2006, 22(2):201-209.
8 Minayo MCS. Knowledge challenge: qualitative research in health. 9ª edition, São Paulo: Hucitec, 2006.
9 Blumer H. Symbolic interactionism – perspective and method. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1969.
10 Charon M. Symbolic interacionism: an introduction, an interpretation, an integration. Prentice-Hall: California, 1989.
11 Berger P, Luckmann T. Social Construction of Reality. Petrópolis: Vozes, 1989.
12 Campinas Design Department, Urban and Environmental Development. Coordination Sector in Socio-Economical Development, Municipal Profile, 2006. Available at: http://www.campinas.sp.gov.br/seplan/deplan/se_dados.htm,accessed on July 5th, 2006.
13 Martins JPS, Rangel HA. Campinas: towards the healthier communities. IPES Editorial: Campinas, 2004.
14 Campane RZ, Gonçalves A, Correa CR. Physical Activity in the blood pressure control in the Basic Health Care System, based on São Marcos Project, Campinas, SP. In: XIV Symposium of Physical Education end Sport in South Brazil, Ponta Grossa, PR, September 5th - 8th, 2002.
15 Vedruna, Santa Joaquina de Vedruna. Available at: http://www.ecof.org.br/destaques/vedruna/santa_joaquina.htm. Access on July 11th, 2006.
16 Guisti SEB, Lins E. Social inclusion and development for 55 years. Jornal Correio Popular/Opinião. Published on June 15th, 2005. Available at: http://www.unicamp.br/unicamp/canal_aberto/clipping/junho2005/clipping050615_correiopop.html. Accessed on June 14th, 2006.
17 Queiroz MIP. Oral reports: from “unsayable” to “sayable”. In: Von Simson O M. (Org.). Real life story experiments / Italy - Brazil. São Paulo: Vértice, 1988.
18 Haguette TMF. Qualitatives Methodologies in Sociology. Petrópolis: Vozes,2001.
19 Carvalho AMA, Beraldo KEA, Pedrosa MI, Coelho MT. Using children’s interviews for studies. Psychology in Study 2004, 9(2): 291-300.
20 Bernal GCR. Study on the acute injuries cause by the female artistic gymnastics in the childhood, based on the training population in Campinas, S.P. Master Dissertation in Physical
Education – Physical Education College, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1992.
21 Padovani CR. Basic concepts on Biostatistics. In: Campana AO. Scientific investigation in the medical field. Barueri: Mano- Barueri: Manole, 2001.
22 Orlandi ELP. Discourse analysis: principles and procedures. 5th. Edition. Campinas: Pontes, 2003.
23 Orlandi ELP, Lagazzi-Rodrigues S. Introduction to Language Science – Discourse and Textuality. 1ª edition. Campinas: Pontes, 2006.
24 Gonçalves A, Gonçalves NNS. Health and Disease – Basic Concepts. Brazilian Rev. Moviment Science 1988, 2 (2): 48-56.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este periódico está licenciado sob uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.