Afastando as sombras da hanseníase no Jardim São Marcos, Campinas, SP, pelo teatro de sombras

Autores

  • Aguinaldo Gonçalves Medicine Doctor, Full Professor.
  • Gláucia Cristina de Castro Physical Education Teacher, Master.

DOI:

https://doi.org/10.47878/hi.2010.v35.35117

Palavras-chave:

Hanseníase, Educação em Saúde, Teatro Interativo

Resumo

Considerando a inserção da equipe multidisciplinar no Sistema Único de Saúde e a experiência do Grupo de Saúde Coletiva e Atividade Física, propôs-se investigar: i) aplicação do Teatro Interativo de Bonecos no estímulo à procura pelo serviço de saúde pelo diagnóstico precoce de hanseníase e ii) decorrências esperadas na Unidade Básica de Saúde. Para tanto, realizaram-se apresentações para 207 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, do bairro São Marcos, periferia de Campinas, SP. Buscou-se explorar o impacto dessa intervenção em dois planos complementares: o acompanhamento institucional se deu através de contactos sistemáticos com o Centro de Saúde local; no âmbito participativo, entrevistaram-se vinte protagonistas, alocados pelos critérios de intencionalidade e acessibilidade e considerados segundo o suporte metodológico da Análise do Discurso. Observou-se, em síntese, que, apesar do atingimento dos objetivos e da avaliação externa positiva, mudanças significativas na Saúde e na Sociedade demandam serviços acessíveis e resolutivos de atenção permanente.

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Publicado

30-06-2010

Como Citar

1.
Gonçalves A, Castro GC de. Afastando as sombras da hanseníase no Jardim São Marcos, Campinas, SP, pelo teatro de sombras. Hansen. Int. [Internet]. 30º de junho de 2010 [citado 1º de outubro de 2022];35(1):21-8. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/hansenologia/article/view/35117

Edição

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