Hansenologia Internationalis está em consonância com os princípios da Ciência Aberta, contribuindo na construção do conhecimento científico, participativo, transparente, compartilhado e com maior democratização do saber. Suas políticas de publicação fundamentam-se nos conceitos relacionados ao acesso aberto, publicação de preprints e políticas de dados abertos de pesquisa.
Acesso aberto
Como periódico de acesso aberto, todo o conteúdo está disponível em formato eletrônico e gratuitamente, sem custo para o leitor ou sua instituição. Os leitores podem ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia dos editores ou dos autores. Desde que respeitem a licença de uso do Creative Commons utilizada, dando aos autores o controle sobre a integridade do seu trabalho e o direito de ser devidamente reconhecido e citado, conforme definição de acesso aberto da Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).
Preprints
Preprint consiste em um manuscrito depositado anteriormente ao processo de publicação em periódico científico com revisão por pares, em servidores de preprints, visando avaliação aberta e imediata por especialistas. Ferramenta utilizada por pesquisadores como alternativa para rápida difusão, visibilidade e estabelecimento de originalidade.
A revista HI aceita manuscritos previamente disponibilizados em servidores preprint, como, por exemplo, o SciELO Preprint. Para tanto, os autores devem informar, para conhecimento dos editores, a localização virtual do mesmo (link e DOI) na folha de rosto. Estes manuscritos serão submetidos somente à revisão cega, considerando que os pareceristas poderão ter conhecimento da identidade dos autores. Caso o manuscrito seja aceito para publicação, os autores deverão obrigatoriamente retirar imediatamente o documento do repositório de preprint ou indicar no repositório o link da versão publicada na revista HI.
Dados abertos da pesquisa
A Hansenologia Internationalis enfatiza a importância da transparência e da replicabilidade na pesquisa científica. Nesse sentido, orientamos que os dados resultantes das coletas das pesquisas, bem como os códigos utilizados, sejam compartilhados e publicados em um repositório confiável, garantindo sua acessibilidade e preservação a longo prazo. Essa prática não apenas promove a integridade da pesquisa, mas também contribui para o avanço do conhecimento científico ao possibilitar a validação e a reutilização dos dados por outros pesquisadores. Como exemplo de repositórios nacionais, recomendamos o Arca Dados, o repositório de dados da Fiocruz e o SciELO Data, repositório de dados do SciELO.
Declaração de Disponibilidade de Dados de Pesquisa e outros Materiais
Para os artigos resultantes de pesquisas originais, ao final do artigo publicado será informado se o conjunto de dados de pesquisa está disponível e, se sim, onde acessá-lo. Para tanto, os autores que disponibilizarem seus dados de pesquisa em algum repositório de dados, deverão informar ao editor, na Folha de Rosto, no preenchimento da Declaração de Disponibilidade de Dados de Pesquisa e outros Materiais.
Recomenda-se ainda que todos os dados, códigos e materiais subjacentes ao artigo e utilizados na concepção e realização da pesquisa sejam adequadamente citados no texto e listados na seção de referências, preferencialmente com um identificador persistente como o DOI. A ordem dos elementos na referência deve ser:
Nomes dos autores. Título do conjunto de dados. Repositório de dados [dataset]. versão (quando disponível). Ano. Identificador DOI.