Princípios DEIA e Uso de linguagem inclusiva

A revista apoia a adoção dos princípios de Diversidade, Equidade, Igualdade e Acessibilidade (DEIA), recomendando a utilização das Diretrizes SAGER (Sex and Gender Equity in Research).

Estas diretrizes são um conjunto de recomendações para o relato de informações sobre sexo e gênero no estudo, na análise de dados, nos resultados e na interpretação dos resultados de pesquisas científicas que se destinam a orientar os autores na concepção e preparação de seus manuscritos. Confira também: Sex and Gender Equity in Research (SAGER) Guidelines Checklist

Hansenologia Internationalis defende o uso da linguagem inclusiva, reconhecendo a diversidade e o respeito a todas as pessoas na garantia de oportunidades mais igualitárias.

Uma linguagem inclusiva recorre aos recursos da língua por forma a, gradativamente, eliminar e transformar a aplicação de palavras e expressões que possam ser consideradas discriminatórias e estigmatizantes para com pessoas, grupos ou comunidades socialmente sub-representados, desprotegidos ou vulneráveis a estereótipos, percepções e atribuições negativas. Para tanto, recomenda a leitura e utilização do Guia para a utilização de linguagem inclusiva.

Fonte: Sex and Gender Equity in Research (SAGER), Guidelines Checklist e Guia para a utilização de linguagem inclusiva e Revista Brasileira de Meio Ambiente.