Revisão por pares

Os manuscritos originais recebidos serão analisados por membros do Comitê Editorial Executivo que realizam uma revisão preliminar, chamada de avaliação desk review. Esta avaliação tem por objetivo:

- Analisar se o manuscrito está de acordo com o escopo temático d a revista;

- Se o manuscrito atende as orientações das Diretrizes para os autores;

- Se a documentação complementar (folha de rosto, declaração de autoria e responsabilidade, aprovação do CEP e outros) foi preenchida corretamente;

-Realizar a verificação de similaridade do manuscrito com ferramentas anti-plágio.

-

Após aprovação nesta primeira etapa, o manuscrito será encaminhado ao menos a dois especialistas para emissão de pareceres peer review de acordo com os seguintes critérios:

  • Ineditismo e relevância científica;
  • Temática abordada, conteúdos apresentados nos campos título, resumo, objetivos, metodologia, resultados, discussão, conclusão e referências;
  • Redação do manuscrito de acordo com a escrita científica e os padrões da língua;

 Se necessário, um terceiro parecerista poderá ser convidado, se as avaliações anteriores resultarem em dúvidas, quanto ao aceite ou não do manuscrito. A HI utiliza o sistema duplo-cego de revisão por pares, onde os revisores não conhecem os nomes e afiliações dos autores. Da mesma forma, os relatórios dos revisores com sugestões fornecidas aos autores são anônimos. A adequação do manuscrito para que seja publicado será avaliada exclusivamente com base em critérios de excelência científica.

Para garantir a aplicação do sistema de revisão por pares duplo-cego, os manuscritos devem ser preparados pelos autores de forma a não revelar sua identidade, portanto, é necessário remover nomes e afiliações de autores do arquivo principal do manuscrito. Essas informações devem ser incluídas somente na folha de rosto, conforme o template.

-

Os pareceristas preenchem um formulário padrão com opções pré-definidas, no qual há campo aberto para justificar a decisão final, seja aceitar, rejeitar, recomendar correções ou ajustes.

Após receber os pareceres, o corpo editorial analisa as recomendações dos pareceristas e retorna ao autor a decisão. Caso sejam solicitadas modificações, o(s) autor(es) tem o prazo de até três semanas para reenviar o trabalho, para continuidade da avaliação. A decisão final para publicação ou rejeição do manuscrito será do corpo editorial e do editor chefe.

A revista HI aceita manuscritos previamente disponibilizados em servidores preprint. No entanto, os autores devem informar a localização virtual do mesmo (link e DOI), na folha de rosto para conhecimento dos editores. Estes manuscritos serão submetidos somente à revisão cega, considerando que os pareceristas poderão ter conhecimento da identidade dos autores. Caso o manuscrito seja aceito para publicação, os autores deverão obrigatoriamente e imediatamente retirar o documento do repositório de preprint ou indicar no repositório o link da versão publicada na revista HI.

O prazo estimado desde a submissão até a aprovação, é de 5 meses, podendo ser menor, dependendo do retorno dos pareceres elaborados pelos avaliadores e agilidade dos autores em enviar as correções solicitadas, proporcionando maior rapidez no fluxo de avaliação e conclusão do processo editorial.

O Comitê editorial e editores reserva-se o direito de:

- Recusar os textos que não estiverem de acordo com as diretrizes e normas da revista ou com documentação pendente;

- Solicitar alterações nos textos submetidos quando se fizer necessária alguma alteração de redação, análise ou conteúdo;

- Proceder a alterações de ordem formal, ortográfica e gramatical indicadas por revisores especializados;

Os autores podem acompanhar o andamento das atividades de avaliação logado no sistema acessando o ícone “Ver as submissões pendentes” na aba Submissão.