Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista e não o será, enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela revista Hansenologia Internationalis. Esse item não se aplica a documentos que estiverem depositados em repositórios de preprint.
- Os autores expressam ter conhecimento acerca da Política editorial da revista, das Diretrizes para os autores e e da Declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do manuscrito supracitado.
- Como documento complementar, a Folha de Rosto foi preenchida na íntegra com as informações acerca da autoria e desenvolvimento do manuscrito, salvo em pdf e será anexado no processo de submissão do manuscrito.
- Como documento complementar, a Declaração de Autoria e Responsabilidade foi preenchida e assinada por todos os autores, em formulário único ou individual, salvo em pdf e será anexado no processo de submissão do manuscrito.
- O manuscrito está em língua portuguesa, formatado pelo programa Microsoft Word 2007 ou posterior, em formato .doc editável e será anexado no processo de submissão do manuscrito. Não há informações sobre a autoria no manuscrito.
- As tabelas estão no corpo do texto e não ao final do texto ou como anexos, já as figuras estão em documentação suplementar, no formato exigido de acordo com as normas e não no corpo do texto.
- As citações e referências seguem as instruções e modelos apresentados. Foram informadas URLs ou DOI para as referências, de não ser possível, certifique-se de que a referência está completa.
- A configuração da página e o texto está em: Papel A4; margem superior e direita 3 cm, inferior e esquerda 2 cm; espaçamento para o texto e espaçamento simples para as referências; texto do manuscrito justificado e, para as referências o alinhamento esquerda; utiliza fonte Verdana; tamanho 14.
Editorial
Escritos a convite do editor, considerando os tópicos e enfoque da revista, pode conter até 1.500 palavras, sem resumo e palavras-chave, e até 5 referências para dados numéricos.
Artigos originais
Devem relatar pesquisas originais não publicadas ou consideradas para publicação em outros periódicos. O manuscrito deve conter: Título, Resumo e Abstract, Palavras-chave e Keywords, Texto do manuscrito (Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados, Discussão), Conclusão(ões), Agradecimentos, Referências.
Artigos de revisão
Revisão sistemática e meta-análise: São publicações que realizam análise sintética de resultados de estudos originais, quantitativos ou qualitativos para responder à pergunta específica e de relevância para a saúde pública. O foco da revisão pode estar na causa, diagnóstico, prognóstico, terapêutica, prevenção da doença, entre outros. Descreve com pormenores o processo de busca dos estudos originais, os critérios utilizados para seleção dos manuscritos incluídos na revisão e os procedimentos empregados, na síntese dos resultados obtidos que poderão ou não ser procedimentos de meta-análise. Toda revisão sistemática deverá ter seu protocolo publicado ou registrado em uma base de registro de revisões sistemáticas, como por exemplo o PRÓSPERO.
Revisão narrativa/crítica: A revisão narrativa ou revisão crítica apresenta caráter descritivo discursivo, dedicando-se à apresentação compreensiva e à discussão de temas de interesse científico no campo da Saúde Pública. Deve apresentar formulação clara de um objeto científico de interesse, argumentação lógica, crítica teórico metodológica dos trabalhos consultados e síntese conclusiva. Deve ser elaborada por pesquisadores com experiência no campo em questão ou por especialistas de reconhecido saber.
Estudos clínicos
Pesquisa que prospectivamente designa seres humanos para intervenção ou comparação simultânea ou grupos de controle para estudar a relação de causa e efeito entre uma intervenção profissional e um desfecho relacionado à saúde. Para a submissão de manuscritos na seção Estudos Clínico é obrigatório a inserção do número de registro do estudo ao final do resumo e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) ou Termo de Assentimento livre e esclarecido (TALE). A revista Hansenologia Internationalis: hanseníase e outras doenças infecciosas aceita qualquer registro que satisfaça o International Comittee of Medical Journal Editors (ICMJE). Consulte aqui a lista completa de todos os registros de ensaio clínico.
Os autores podem consultar as Diretrizes para estudos específicos, conforme o tipo de estudo, apresentados na figura 1.
Relatos de casos em hanseníase: a prática compartilhada
Com o objetivo de promover o compartilhamento de conhecimento científico e clínico, divulgar casos de hanseníase cientificamente descritos e incentivar a produção científica na área, a revista Hansenologia Internationalis e o Instituto Aliança contra Hanseníase lançaram em 1º de outubro de 2023 o Edital para a Seção Especial “Relatos de Casos em Hanseníase – a prática compartilhada”, a ser publicada no fascículo de 2024. O prazo para recebimento de artigos desta seção especial expirou em 31 de março de 2024.
Relatos de casos
É formado por Introdução: breve descrição do problema, informações sobre a patologia tratada. Objetivo: a motivação para apresentação do caso. Descrição do Caso: descrever resumidamente os dados mais relevantes do caso, incluindo informações concisas sobre o paciente, suas queixas e resultados de exames relevantes à discussão. Discussão: descrever a relevância do caso, discutindo os pontos mais importantes em relação a literatura pertinente. Considerações Finais: justificativa para apresentação, contendo a hipótese diagnóstica e conduta terapêutica. Devem conter no máximo 1000 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências. É obrigatório a inserção do número de registro do estudo ao final do resumo e o envio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) ou Termo de Assentimento livre e esclarecido (TALE), juntamente com a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. O resumo para relatos de caso deve ser estruturado em: introdução, objetivo do trabalho, justificativa (se houver), descrição do caso, discussão e considerações finais.
Relatos de Experiências
Consiste em um relato de experiência, acadêmica ou profissional, relevante para a área da saúde. Deve conter: Introdução com a fundamentação teórica do problema/situação e o objetivo do relato; metodologia deve descrever o local, data, pessoas, fontes de informação e relato da situação vivida, detalhando informações que assegurem uma representação sobre a experiência, mencionando a avaliação final da experiência. Na discussão relatar possíveis barreiras, facilitadores, impactos na prática. A Conclusão deve conter de forma sintética a experiência vivida, recomendações e estudos futuros. Agradecimentos e Referências. Devem conter no máximo 1000 palavras, excluindo resumos, tabelas, figuras e referências.
Pontos de vista
Visam a estimular a discussão, introduzir o debate e alimentar as controvérsias sobre aspectos relevantes da saúde pública e ou de um contexto particular de doenças.
Comunicações breves
Consiste em relatos curtos de resultados de importância para a área, mas que não sustentam uma análise mais abrangente e robusta. Sua apresentação deve estar em conformidade com as normas exigidas para artigos originais; com resumos no formato narrativo de até 100 palavras. Devem conter até 3000 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências (recomendado de 5 a 10 referências).
Guias, protocolos, diretrizes, normas, manuais técnicos, propostas de ações e intervenções
Consiste em trabalhos sobre uma assertiva sistemática de políticas ou princípios. Os guias podem ser desenvolvidas por agências governamentais de qualquer nível, instituições, sociedades profissionais, juntas governamentais ou por reunião de especialistas para discussão.
Entrevistas
Consiste em conversação com um indivíduo a respeito de sua formação acadêmica e experiência profissional e opinião sobre assuntos específicos levantados pelo entrevistador. Realizado a pedido do editor.
Cartas ao editor
Leitores são encorajados a escrever sobre qualquer tópico relacionado à hanseníase e outras doenças infecciosas de acordo com o escopo da revista. Não deve exceder 600 palavras, sem resumo e palavras-chave e pode tratar de material anteriormente publicado na revista, com até 5 referências.
Homenagem
O obituário consiste em uma homenagem póstuma a cientistas e intelectuais, visando expressar o reconhecimento científico àqueles que contribuíram para ampliar o conhecimento em suas áreas de atuação. Comumente realizado a pedido do editor.
Declaração de Direito Autoral
Este periódico está licenciado sob uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Hansenologia Internationalis: hanseníase e outras doenças infecciosas permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação sem restrições, desta forma, a revista está isenta da responsabilidade por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Hansenologia Internationalis segue integralmente a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP) - Lei nº 13.709/2018.