Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista e não o será, enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela revista Hansenologia Internationalis. Esse item não se aplica a documentos que estiverem depositados em repositórios de preprint.
  • Os autores expressam ter conhecimento acerca da Política editorial da revista (ver aba Sobre), das Diretrizes para os autores (ver aba Submissões) e Declaração de direito autoral (ver política editorial), que se aplicará em caso de publicação do manuscrito supracitado.
  • Como documento complementar, a Folha de Rosto foi preenchida na íntegra com as informações acerca da autoria e desenvolvimento do manuscrito, salvo em pdf e será anexado no processo de submissão do manuscrito.
  • Como documento complementar, a Declaração de Autoria e Responsabilidade foi preenchida e assinada por todos os autores, em formulário único ou individual, salvo em pdf e será anexado no processo de submissão do manuscrito.
  • O manuscrito está em língua portuguesa, formatado pelo programa Microsoft Word 2007 ou posterior, em formato .doc editável e será anexado no processo de submissão do manuscrito.
  • As tabelas estão no corpo do texto e não ao final do texto ou como anexos, já as figuras estão em documentação suplementar, no formato exigido de acordo com as normas e não no corpo do texto.
  • Ac citações e referências seguem as instruções e modelos apresentados. Foram informadas URLs ou DOI para as referências, no caso de não ser possível, certifique-se de que a referência está completa.
  • A configuração da página e o texto está em: Papel A4; margem superior e direita 3 cm, inferior e esquerda 2 cm; espaçamento 1,5 para o texto e espaçamento simples para as referências; texto do manuscrito justificado e, para as referências o alinhamento está à esquerda; utiliza fonte Verdana; tamanho 14.

Diretrizes para Autores

Estas diretrizes visam orientar os autores para o processo de preparação e submissão de suas descobertas científicas à revista Hansenologia Internationalis: hanseníase e outras doenças infecciosas.  

Só terão continuidade no processo editorial os manuscritos que estejam rigorosamente de acordo com as instruções específicadas por esta diretriz.

CATEGORIA DE TRABALHOS ACEITOS PARA PUBLICAÇÃO PELA REVISTA HANSENOLOGIA INTERNATIONALIS

A revista Hansenologia Internationalis aceita para publicação trabalhos nas seguintes categorias:

  • Editorial; 
  • Artigos originais;
  • Artigos de revisão;
  • Estudos clínicos;
  • Relato de caso
  • Relato de experiência
  • Pontos de vista;
  • Comunicações breves;
  • Guias, protocolos, diretrizes, normas e manual técnico;
  • Entrevistas;
  • Cartas ao editor;
  • Obituário

Para informações detalhadas sobre cada categoria, acesse aqui!

CADASTRO DOS AUTORES E PROCESSO DE SUBMISSÃO

Os manuscritos devem ser obrigatoriamente submetidos através do sistema Open Journal Systems (OJS). Para tanto, o autor deverá acessar a aba Cadastrar no sistema e preencher o formulário para criar um login e senha ou, preferencialmente cadastrar-se via Open Researcher and Contributor (ORCID), clicando em “Criar ou Associar ao seu ORCID ID”. O ORCID é um identificador digital único para o pesquisador/acadêmico mundialmente aceito e reconhecido. O seu uso associado ao sistema OJS facilita o registro das informações e possibilita a automatização da atualização da produção científica do autor.

 Atenção: Somente um autor irá submeter o manuscrito à revista, porém, é necessário que todos os autores façam o cadastro no sistema OJS, vinculando-o ao ORCID.

Ao enviar o manuscrito para a Revista os autores devem examiná-lo atentamente, a fim de verificar se foram cumpridas todas as instruções. As opiniões emitidas são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do Conselho Editorial.

O autor deve seguir passo a passo as orientações para o preenchimento do formulário de Submissão e em seguida anexar ao processo os seguintes documentos:

Folha de Rosto – Obrigatório

Declaração autoria e responsabilidade assinada por todos os autores – Obrigatório

Manuscrito com o texto – Obrigatório

Termo de Consentimento Livre e esclarecido (TCLE) e ou Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE) – se pertinente

Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa – se pertinente

FORMATAÇÃO E ESTRUTURA DO MANUSCRITO

Recomenda-se que os autores utilizem para configuração de página e formatação de texto, o papel A4; margem superior e direita 3cm, inferior e esquerda 2 cm; espaçamento 1,5 para o texto e espaçamento simples para as referências; o texto do manuscrito ser justificado e, para as referências o alinhamento à esquerda; utilizar fonte Verdana; tamanho 14.

Título do manuscrito: Título completo em português, inglês e espanhol. Deve ser conciso, claro e o mais informativo possível, identificando e individualizando o artigo científico. Não deve conter abreviações. 

Título abreviado: seguindo as mesmas orientações sobre idioma do item acima; deverá conter a síntese do assunto. 

Seção da revista à qual pertence o conteúdo do manuscrito: o autor deverá informar qual a categoria do texto a ser enviado. Ex: artigo original, artigos de revisão, estudos de casos clínicos.

Resumo: texto de parágrafo único em espaçamento simples. Deve ser informativo e não indicativo, apresentando o objetivo do trabalho, métodos, resultados e conclusão. Não usar abreviaturas ou citações bibliográficas. Deve ser redigido nos idiomas português, inglês (Abstract) e espanhol (Resumen).

Palavras-chave: devem constar nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) ou Medical Subject Headings (MESH). Devem vir abaixo do texto do resumo e possuir no mínimo três (3) e no máximo seis (6) palavras-chave apresentadas em caixa Alta-baixa e separadas por ponto. Ex: Saúde pública. Hanseníase. Educação para a saúde. As palavras-chave devem ser apresentadas também nos idiomas inglês (Keywords) e espanhol (Palabras clave) após os respectivos resumos.

Introdução: clara, objetiva, contendo informações que justifiquem o trabalho, restringindo as referências ao necessário, idealmente dos últimos cinco anos e, pertinentes ao campo de investigação. 

Materiais e Métodos: descrição concisa, sem omitir o essencial para a compreensão e reprodução do trabalho. Métodos e técnicas já estabelecidos devem ser referidos por citação sempre que aplicável, devem ser indicados os Comitês Éticos que avaliaram o processo dos estudos humanos ou as normas seguidas para a proteção e tratamentos experimentais dos animais. Esse item deve conter, quando pertinente, o sujeito da pesquisa, o delineamento do estudo, os procedimentos específicos, a análise dos dados e os aspectos éticos.

Resultados: sempre que necessário, os resultados devem ser acompanhados por tabelas, figuras ou outras ilustrações autoexplicativas que preferencialmente não devem ser descritos em forma de texto. Os dados deverão ser submetidos à análise estatística, sempre que aplicáveis. O conteúdo deve ser informativo, não interpretativo.

Discussão: limitar-se aos resultados obtidos e conter somente as referências necessárias. O conteúdo deve ser interpretativo e as hipóteses e especulações formuladas com base nos achados. O texto deve ser argumentativo onde o autor valida suas conclusões.

Conclusões: apresentar as conclusões relevantes, respondendo essencialmente o(s) objetivo(s) do trabalho. A conclusão deve ser redigida no tempo verbal presente.

Agradecimentos: os agradecimentos devem vir ao final do texto e devem ser feitos a instituições incluindo o nome completo e país.

Fonte de Financiamento: o(s) autor(es) deverá(ão) informar se o trabalho recebeu financiamento e indicar a agência financiadora, o número do protocolo e ano de aprovação. O mesmo se aplica a bolsas de estudo e ano do protocolo de aprovação. 

Atenção: os manuscritos submetidos a avaliação duplo-cego não devem informar dados de autoria do trabalho. Essa regra não se aplica aos manuscritos publicados em preprint.

CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

 Citações

A identificação das citações no texto e nas ilustrações deve ser feitas por números arábicos sobrescritos e sem parênteses, por ordem de entrada no texto e correspondendo ao respectivo número de ordem na lista de referências.

Quando se tratar de citação sequencial separe os números por traço, ou quando números intercalados use vírgula. Exemplo:1-5 ou 1,5,7 .

Para autores referidos nominalmente no texto, apresenta o primeiro em caixa alta-baixa, seguido do número da referência sobrescrita.

Referências

Somente as referências citadas devem ser listadas ao final do trabalho, em ordem numérica e alinhadas à esquerda, redigidas de acordo com as normas internacionais estabelecidas no documento Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing and Publication of Scholarly Work in Medical Journals, elaborado pelo ICMJE.

Documentos com até 6 autores listam-se todos com sobrenome e o prenome abreviado. Ex: Silva AD. Documentos com mais de 6 autores, listam-se os 6 primeiros e a expressão “et al” para o restante. Ex: Silva AD, Fernandes M, Souza, P. Vieira AS, Prado J, Pereira M, et al.

Os títulos de periódicos devem ser referidos de forma abreviada, de acordo com a abreviatura oficial da revista. Para periódicos nacionais consultar o Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde da BVS e para os periódicos internacionais consultar o NLM Catalog, executando a busca pelo nome do periódico. Caso o periódico não tenha abreviatura, usar o nome por extenso.  

Em todas as referências, sempre que possível, deve-se incluir o link de acesso direto ao documento citado e/ou ao Digital Object Identifier (DOI). Sendo o DOI o último elemento apresentado na referência. 

Referências à comunicação pessoal e manuscritos não publicados não devem constar da listagem de referências. Não serão aceitas citações/referências de monografias de conclusão de curso de graduação, de trabalhos de Congressos, Simpósios, Workshop, Encontros, entre outros, e de textos não publicados (aulas, entre outros). Sugere-se que as referências utilizadas no texto sejam compostas preferencialmente por artigos originais e o mais atual possível.

Veja exemplos de citações e referências aqui!

ILUSTRAÇÕES

O número de figuras deve limitar-se ao indispensável à apresentação dos resultados, não exceder a 5. As ilustrações incluem tabelas, quadros, gráficos, fotos, mapas e outros recursos gráficos necessários à compreensão do exposto. Todos os dados das ilustrações, inclusive o título, devem ser em caixa alta-baixa, exceto siglas. Ilustrações já publicadas devem mencionar a fonte. Quando a ilustração for de autoria de terceiro, o(s) autor(es) do manuscrito submetido deverá anexar a permissão do autor original quanto a reprodução da ilustração. 

Nas fotografias, quando houver imagem de paciente, este deve estar tarjado, não permitindo a sua identificação. É obrigatório a inclusão de documento formal de consentimento para a publicação, no caso Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) ou no caso de menores de idade, o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE).

Não serão aceitas figuras que representam os mesmos dados das Tabelas. 

Todas as ilustrações devem ser identificadas quanto ao tipo e numeradas (números arábicos) de acordo com a ordem em que aparecem no texto, com título descritivo conciso.  As figuras com seus respectivos títulos e legendas devem ser apresentadas como documento suplementar. 

Todas as ilustrações devem possuir um título ou legenda explicativa: a ilustração e sua legenda devem ser autossuficientes, ou seja, deve permitir compreender que informação está sendo transmitida; ser mencionada e discutida no texto e ser editável.

Para mais informações, clique aqui!

Os editores e membros da revista Hansenologia Internationalis: hanseníase e outras doenças infecciosas têm a honra de receber suas descobertas científicas. Em caso de dúvidas sobre as normas editoriais ou instruções aos autores aqui apresentadas, acesse o Manual de orientação para autores para o cadastro e submissão em OJS 3.1.1.2 ou  entre em contato através do e-mail hansenologia.internationalis@gmail.com   

                                                                                                                              (*Atualizado em 02/03/2023)

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. Hansenologia Internationalis segue integralmente a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP) - Lei nº 13.709/2018.