An inquiry into the adoption of the term Mycobacterium hansenii

Autores

  • Abrahão ROTBERG Professor of Dermatology, University of S. Paulo, Brasil. Instituto de Saúde, Biblioteca. Paulo Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.47878/hi.1981.v6.35611

Palavras-chave:

Mycobacterium hansenii, Mycobacterium leprae, Terminologia bacteriológica

Resumo

Realizou-se inquérito entre vários órgãos da Secretaria de Saúde do Estado de S. Paulo (Brasil), membros dos Conselhos Científico e Editorial de "Hansenologia Internationalis" e professores de Dermatologia, Neurologia, Bacteriologia, Patologia e Medicina Preventiva do Brasil, visando à possibilidade de se usar o termo Mycobacterium hansenii naquele periódico, como substituto de Mycobacterium leprae. Os resultados foram considerados favoráveis à modificação e permitiram ao Instituto de Saúde a adoção do novo termo. O I Congresso de Hansenologia dos Países Endêmicos e III Congresso Brasileiro de Hansenologia, reunidos no Rio de Janeiro (novembro 1980) e informados da modificação, resolveram introduzir  Myco.hansenii como sinônimo. de Myco.leprae, de acordo com recomendação de seus Grupos de Trabalho em Bacteriologia. Apela-se para o Comitê Internacional de Bacteriologia Sistemática e para as Sociedades de Bacteriologia de todo o mundo para que estudem os graves problemas morais, sociais, médicos e preventivos causados pelo "estigma bacteriológico" nos países endêmicos de tradição cristã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-06-1981

Como Citar

1.
ROTBERG A. An inquiry into the adoption of the term Mycobacterium hansenii. Hansen. Int. [Internet]. 30º de junho de 1981 [citado 22º de abril de 2024];6(1):71-82. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/hansenologia/article/view/35611

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>