Contribuição para o tratamento do mal perfurante plantar na hanseniase

Autores

  • MARIO PATRONY CAMPOS Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Santo Ângelo, do Departamento de Hospitais de Dermatologia Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Titular de Ortopedia da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes.

DOI:

https://doi.org/10.47878/hi.1978.v3.35643

Palavras-chave:

Hanseniase., Mal perfurante plantar, Ulceração plantar, Tratamento cirúrgico, Tratamento ortopédico

Resumo

0 autor apresenta o resultado de 18 anos de atividade como médico em Hospitais de doentes de hanseníase e sua experiência no tratamento do MPP. Aprecia os elementos constituintes do pé normal como inervação, irrigação e coxins adiposos protetores, compara-os com os do pé hansenico cuja estrutura óssea, tegumentar, vascular e nervosa estão em desarmonia, perturbando toda a biodinâmica, com formação de irregularidades e escaras plantares. A falta de padronização de lesões e de tratamento se associa h falta de motivação pessoal dos próprios doentes que em maioria, não se preocupam. Após considerar rapidamente o mecanismo de formação do MPP o autor descreve seu tratamento, desde o método conservador ao cirúrgico. No tratamento conservador aplica o método curativo inicial e complementa-o com a colocação de bota gessada modificada no apoio; suplementa o tratamento com o uso de palmilhas adequadas, desde o material de cortiça ate ao emprego da plastazote.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-06-1978

Como Citar

1.
CAMPOS MP. Contribuição para o tratamento do mal perfurante plantar na hanseniase. Hansen. Int. [Internet]. 30º de junho de 1978 [citado 7º de maio de 2024];3(1):59-61. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/hansenologia/article/view/35643

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)