A situação atual da cirurgia no tratamento global da hanseníase

Autores

  • Marcos VIRMOND Especialista em Hansenologia e Cirurgia Plástica. HOSPITAL "Lauro de Souza Lima" e Secretaria da Saúde e do Meio Ambiente do R.S.
  • Frank DUERKSEN Ortopedista, F.R.C.S. Health Science Center. University of Manitoba, Winnipeg - Canadá

DOI:

https://doi.org/10.47878/hi.1988.v13.36148

Palavras-chave:

Hanseníase, Cirurgia, Prevenção

Resumo

Nas últimas décadas o componente neural da doença de Hansen alcançou seu lugar de impor tância primordial entre as outras manifestações da doença. Desde que há uma relação próxima entre o envolvimento neural e deformidades e que até agora as drogas anti-hansênicas são capazes apenas de matar e prevenir o crescimento bacilar e não são capazes de interromper os aspectos imunológicos da doença, pode-se esperar um número significativo de pacientes com algum grau de incapacidade, incluindo aqueles em tratamento regular. A cirurgia desempenha um papel importante nos programas de controle uma vez que ela não tem como único objetivo restaurar a função perdida mas também prevenir danos adicionais e melhorar a auto-confiança do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-11-1988

Como Citar

1.
VIRMOND M, DUERKSEN F. A situação atual da cirurgia no tratamento global da hanseníase. Hansen. Int. [Internet]. 30º de novembro de 1988 [citado 27º de abril de 2024];13(2):34-6. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/hansenologia/article/view/36148

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>