Comportamento do consumidor em relação ao uso da linhaça na alimentação

Autores

  • Maria Inês de Souza Dantas Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Nutrição e Saúde, Viçosa, MG
  • Lisiane Lopes da Conceição Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Tecnologia de Alimentos, Viçosa, MG
  • Aline Cristina Arruda Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Tecnologia de Alimentos, Viçosa, MG
  • Naiara Sperandio Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Nutrição e Saúde, Viçosa, MG
  • Juliana Fernandes Lelis Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Nutrição e Saúde, Viçosa, MG
  • Hércia Stampini Duarte Martino Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Nutrição e Saúde, Viçosa, MG

DOI:

https://doi.org/10.53393/rial.2011.v70.32586

Palavras-chave:

microcistina, linhaça, consumidor, pesquisa de mercado

Resumo

O comportamento dos consumidores quanto à linhaça foi avaliado por meio de pesquisa descritiva direta e estruturada em 395 consumidores. Neste contexto, foram investigados o perfil dos entrevistados, a inclusão de produtos contendo linhaça na alimentação, o conhecimento sobre os efeitos benéficos na saúde humana e os produtos contendo linhaça que despertariam interesse de consumo. Dos 395 entrevistados, 218 (55,2%) relataram conhecer a linhaça. Quanto aos benefícios na saúde, os mais citados foram a regularização intestinal (n=94, 41,2%) e a redução do colesterol (n=36, 15,8%). Do total dos entrevistados, o iogurte à base de linhaça foi o que despertou maior interesse de compra (n = 52, 13,3%), seguido da barra de cereal (n = 47, 12,1%). Observou-se correlação entre o conhecimento sobre os benefícios da linhaça e o consumo de produtos à base dessa semente, o que mostra a associação do uso da linhaça com a preocupação do consumidor na promoção da saúde e da qualidade de vida. Observou-se também que os participantes que tinham conhecimento sobre a semente, mas que não a consumiam, mostraram interesse em incluir os produtos à base de linhaça na alimentação. Esse fato indica um mercado a ser explorado e a necessidade de maior divulgação dos benefícios da linhaça.

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Publicado

2011-01-01

Como Citar

Dantas, M. I. de S., Conceição, L. L. da, Arruda, A. C., Sperandio, N., Lelis, J. F., & Martino, H. S. D. (2011). Comportamento do consumidor em relação ao uso da linhaça na alimentação. Revista Do Instituto Adolfo Lutz, 70(1), 23–27. https://doi.org/10.53393/rial.2011.v70.32586

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