Resumen
A finalização da graduação e ingresso no aprimoramento profissional constitui um desafio para os novos profissionais e os prepara para ingressar no mercado de trabalho. O objetivo foi criar condições aos bolsistas do Programa de Aprimoramento Profissional/FUNDAP para o desenvolvimento de habilidades e atividades de ensino e pesquisa extra laboratoriais. O “I Circuito Itinerante de Palestras” contemplou temas de saúde pública que foram apresentados nas escolas particulares do ensino fundamental de março a junho de 2012 com os temas: “Hepatite: Conceito e Prevenção”, “Gripe A H1N1: Quanto mais prevenção, mais proteção”, “Doenças transmitidas por alimentos” e “Atenção: meningite tem prevenção”. Para cada tema, dois bolsistas foram elencados pelos orientadores para elaborar uma apresentação dialógica, embasada na ciência, agradável aos alunos e com cunho preventivo estimulando a mudança de hábitos diários do público alvo. Os bolsistas se aprofundaram e buscaram artigos científicos atuais e imagens interativas sobre o tema de sua responsabilidade e tiveram que superar a insegurança e timidez para falar em público. Enfrentaram o desafio de apresentar o tema para os diretores e profissionais do IAL, passar pelo crivo de sugestões e aprovação dos mesmos para posteriormente conduzir o tema nas escolas cuja média por apresentação foi de 37 alunos com idade entre 10 a 16 anos. No total foram 39 palestras em 5 diferentes escolas para 1455 alunos, 47 professores e 5 coordenadores pedagógicos. Por iniciativa própria, cada grupo produziu camiseta alusiva ao seu tema, disponibilizou a aula para as escolas em CD-rom, distribuiu “kits” contendo botton, folder exclusivo elaborado pelo grupo com jogos educativos, álcool em gel, canetas e conduziu as apresentações de maneira didática e com profissionalismo. Esse trabalho abre novos caminhos para a formação científica dos bolsistas e favorece a desinibição e desenvoltura frente à apresentação em congresso, dissertação, defesa, palestras e carreira de ensino.

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Derechos de autor 2012 Revista del Instituto Adolfo Lutz