CIRCUITO ITINERANTE DE PALESTRAS DO IAL DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO: BOLSISTAS PAP/FUNDAP POPULARIZANDO A CIÊNCIA PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
PDF

Como Citar

1.
Nardi S, Pedro H, Gomes E, Murata F, Ferreira G, Pedro N, Binhardi B, Sezefredo T, Carvalho E, Caldorin M. CIRCUITO ITINERANTE DE PALESTRAS DO IAL DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO: BOLSISTAS PAP/FUNDAP POPULARIZANDO A CIÊNCIA PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Rev Inst Adolfo Lutz [Internet]. 23º de novembro de 2012 [citado 18º de julho de 2024];71(Suplemento 1):O-172. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/RIAL/article/view/39373

Resumo

A finalização da graduação e ingresso no aprimoramento profissional constitui um desafio para os novos profissionais e os prepara para ingressar no mercado de trabalho. O objetivo foi criar condições aos bolsistas do Programa de Aprimoramento Profissional/FUNDAP para o desenvolvimento de habilidades e atividades de ensino e pesquisa extra laboratoriais. O “I Circuito Itinerante de Palestras” contemplou temas de saúde pública que foram apresentados nas escolas particulares do ensino fundamental de março a junho de 2012 com os temas: “Hepatite: Conceito e Prevenção”, “Gripe A H1N1: Quanto mais prevenção, mais proteção”, “Doenças transmitidas por alimentos” e “Atenção: meningite tem prevenção”. Para cada tema, dois bolsistas foram elencados pelos orientadores para elaborar uma apresentação dialógica, embasada na ciência, agradável aos alunos e com cunho preventivo estimulando a mudança de hábitos diários do público alvo. Os bolsistas se aprofundaram e buscaram artigos científicos atuais e imagens interativas sobre o tema de sua responsabilidade e tiveram que superar a insegurança e timidez para falar em público. Enfrentaram o desafio de apresentar o tema para os diretores e profissionais do IAL, passar pelo crivo de sugestões e aprovação dos mesmos para posteriormente conduzir o tema nas escolas cuja média por apresentação foi de 37 alunos com idade entre 10 a 16 anos. No total foram 39 palestras em 5 diferentes escolas para 1455 alunos, 47 professores e 5 coordenadores pedagógicos. Por iniciativa própria, cada grupo produziu camiseta alusiva ao seu tema, disponibilizou a aula para as escolas em CD-rom, distribuiu “kits” contendo botton, folder exclusivo elaborado pelo grupo com jogos educativos, álcool em gel, canetas e conduziu as apresentações de maneira didática e com profissionalismo. Esse trabalho abre novos caminhos para a formação científica dos bolsistas e favorece a desinibição e desenvoltura frente à apresentação em congresso, dissertação, defesa, palestras e carreira de ensino.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 SMT Nardi, HSP Pedro , EVR Gomes, FHA Murata , GD Ferreira, NF Pedro , BDR Binhardi , TS Sezefredo , ER Carvalho , M Caldorin

Downloads

Não há dados estatísticos.