Resumo
É apresentado um caso de um paciente virchoviano que na vigência de surto de Reação hansênica vem a falecer. A correlação anátomo-clínica sugere como provável "causa mortis" colapso tóxico-infeccioso secundário a extensa infecção aguda envolvendo traquéia, planos mediastinais, folhetos pleurais e pericárdicos. Por sua vez pela análise dos dados clínicos e dos achados do estudo da laringe no pós mortem o comprometimento inicial laringo-traqueal foi conseqüente às lesões necrotizantes e supurativas da reação hansênica em nível laringeo. Este mesmo comprometimento necrótico-supurativo da reação hansênica é encontrado no seio de infiltrado virchoviano na pele, gânglios linfáticos, nervos periféricos, testículos, fígado e baço. ); comentado, que lesões desta intensidade podem causar sérios distúrbios funcionais, e piorar de muito as condições anatômicas das estruturas atingidas. Finalmente é destacada a presença de glomerulites proliferativas mesangio-endoteliais como substrato anatômico da proteinuria observada em vida.
Referências
2. JOHNY, K. V.; KARAT, A. B. A.; RAO, P. S. S.; DATE, A. Glomerulonephritis in leprosy. A percutaneous renal biopsy study. Lepr. Rev. 46:29-37, 1975.
3. TOLENTINO, M. M. Reação hansênica com especial referência ao comprometimento hepático. Campinas, 1975. [Tese - Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas]
Este periódico está licenciado sob uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.