Hanseníase virchoviana, fenomeno de Lúcio, criptococose

Autores

  • Raul Negrão FLEURY Patologista - (Hospital "Lauro de Souza Lima", Bauru, São Paulo, Brasil).
  • Diltor Vladimir Araújo OPROMOLLA Clinico - (Hospital Lauro de Souza Lima, Bauru, SP, Brasil).

DOI:

https://doi.org/10.47878/hi.1988.v13.36151

Palavras-chave:

hanseníase virchoviana, Fenômeno de Lúcio, criptococose

Resumo

Um homem de 75 anos de idade, branco, fazendo tratamento de hanseníase virchoviana há 3 anos foi internado com lesões especificas em atividade, infiltração na base do pulmão direito, mau estado geral e úlceras nas pernas. No 29 dia de internação apresentou lesões purpúricas e bolhas hemorrágicas nos membros que a biopsia revelou tratar-se de um fenômeno de Lucio. O paciente evoluiu mal com episódio de confusão mental, agitação psico-motora e pupilas anisocóricas. Foi a óbito no 18° dia de internação. Na autópsia foram encontrados além de infiltrados virchovianos com muitos bacilos na pele e vísceras, também granulomas tuberculoides com bacilos alcool-ácido resistentes em fígado, baço e medula óssea, o que fez com que se reclassificasse o paciente como portador de hanseníase dimor fa. Nos pulmões, leptomeninge, papila renal, próstata e tiroide foram encontrados granumas tuberculoides mais frouxos com grande número de fungos rodeados por capa gelatinosa com as características do Criptococcus neoformans. Discutem-se esses achados e o aparecimento do fenômeno de Lucio em paciente em tratamento há 3 anos, mas ainda com numerosas lesões virchovianas ativas e grande quantidade de bacilos álcool-ácido resistentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

1 - FLEURY, R.N. Comprometimento visceral na hanseníase. In: Centro de Estudos "Dr. Reynaldo Quagliato" - Noções de hansenologia. Bauru, Hospital "Lauro de Souza Lima", 1981. pgs. 108-16.
2 - LACAZ, C.S. - Compêndio de micologia médica - 6 ed. São Paulo, Sarvier, 1977.
3 - LATAPI, F. & CHEVEZ - ZAMORA, A. - La Lepra "manchada" de Lucio: Estudio inicial clinico e histopatológico. Dermatologia (México), 22:102-7. 1978.
4 - OPROMOLLA, D.V.A. & FLEURY, R.N. - Classificação e reações na hanseníase. In: Congresso Internacional de Lepra, 119. México, novembro, 1978.

Downloads

Publicado

30-11-1988

Como Citar

1.
FLEURY RN, OPROMOLLA DVA. Hanseníase virchoviana, fenomeno de Lúcio, criptococose. Hansen. Int. [Internet]. 30º de novembro de 1988 [citado 20º de abril de 2024];13(2):47-56. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/hansenologia/article/view/36151

Edição

Seção

Seção anátomo-clínica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>