Síndrome da Sulfona: Uma grave reação de hipersensibilidade

Autores

  • Gabriela Franco Marques Médica residente. Instituto Lauro de Souza Lima - (Residência médica em dermatologia).
  • Jaison Antônio Barreto Doutor em Hansenologia. Médico dermatologista assistente do Serviço de Dermatologia do Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL) - Bauru (SP), Brasil.
  • Juliana Martins Prazeres Sousa Médica residente. Instituto Lauro de Souza Lima.
  • Letícia Stella Gardini Brandão Médica residente. Instituto Lauro de Souza Lima.
  • Maria Helena Mazzi Freire Nigro Médica residente. Instituto Lauro de Souza Lima.

Palavras-chave:

Hanseníase, Dapsona, Hipersensibilidade a Drogas

Resumo

A dapsona é uma medicação utilizada no tratamento da hanseníase e outras doenças cutâneas. Mesmo em doses habituais pode causar um quadro denominado síndrome da sulfona caracterizado por febre, hepatite, dermatite esfoliativa, linfadenomegalia, anemia hemolítica e atipia linfocitária. Trata-se de uma rara e grave reação de hipersensibilidade à sulfona com curso clínico imprevisível. Os autores relatam um caso de síndrome da sulfona, enfatizando seus principais achados clínicos, laboratoriais e histopatológicos.

Referências

1 Pfeiffer C, Wozel G. Dapsone and sulfones in dermatology: overview and update. J Am Acad Dermatol. 2003;48(2):308-9.
2 Kosseifi SG, Guha B, Nassour DN, Chi DS, Krishnaswamy G. The Dapsone hypersensitivity syndrome revisited: a potentially fatal multisystem disorder with prominenthepatopulmonary manifestations. J Occup Med Toxicol. 2006;1(9).
3 Derungs A, Rätz Bravo AE, Kummer O. Rash, fever, eosinophilia and elevated liver enzymes. DRESS syndrome (drug reaction or rash with eosinophilia and systemic symptoms). Praxis. 2010;99(13):767-77.
4 Grace M. An unusual case of dapsone syndrome. Indian Dermatol Online J. 2011;2(2):88-90.
5 Barbosa AM, Martins Junior E, Fleury RN, Opromolla, DVA. Mais um caso da síndrome da sulfona. Hansenol Int. 2000;25(2):159-62.

Downloads

Publicado

30-11-2012

Como Citar

1.
Marques GF, Barreto JA, Sousa JMP, Brandão LSG, Nigro MHMF. Síndrome da Sulfona: Uma grave reação de hipersensibilidade. Hansen. Int. [Internet]. 30º de novembro de 2012 [citado 28º de setembro de 2022];37(2):86-90. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/hansenologia/article/view/36203

Edição

Seção

Seção anátomo-clínica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>