De Acordo com Dr. Marco Andrey Cipriani Frade, Presidente Sociedade Brasileira de Hansenologia, o 17º Congresso Brasileiro de Hansenologia foi uma edição especial dos congressos da Sociedade Brasileira de Hansenologia, em que se discutiu os avanços e desafios após 150 anos da descoberta do agente infeccioso, o Mycobacterium leprae, causador da hanseníase.
Passados um século e meio desta descoberta que mudou o entendimento sobre as doenças e como intervir nos casos, como tratar e as ferramentas diagnósticas evoluíram, mas a doença permanece como um problema de saúde pública em alguns países, incluindo o Brasil, onde alguns estados destacam-se seja pelo possível silêncio epidemiológico ou pela hiperendemicidade que ainda atingem diferentes regiões do Brasil.
Durante o 17° Congresso Brasileiro de Hansenologia a primeira turma de especialistas do curso de Especialização em Hansenologia, oferecido pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) em parceria com a Escola de Saúde Pública da Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso (ESPMT) apresentaram seus trabalhos de conclusão e a segunda turma foi apresentada aos desafios que enfrentarão no combate à hanseníase.
Na oportunidade os maiores especialistas brasileiros e convidados estrangeiros renomados estiveram reunidos em Cuiabá para o maior evento brasileiro que trata da hanseníase.
Acesse o Anais com os resumos dos trabalhos apresentados em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/hansenologia/issue/view/2720/568