Modelo de campanha de eliminação da hanseníase combinada com a vacina anti-poliomielite - município do Rio de Janeiro - Brasil
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

HANSENÍASE
Programas de controle
LEC

Cómo citar

1.
Andrade V, Alves TM, Tardin RT, Castro AJW de. Modelo de campanha de eliminação da hanseníase combinada com a vacina anti-poliomielite - município do Rio de Janeiro - Brasil. Hansen. Int. [Internet]. 30 de junio de 1996 [citado 23 de noviembre de 2024];21(1):14-21. Disponible en: https://periodicos.saude.sp.gov.br/hansenologia/article/view/35417

Resumen

Considerando que a rede de saúde do município do Rio de Janeiro permite que a estratégia da Campanha de Eliminação da Hanseníase, proposta pela OMS, possa ser operacionalizada, a Secretaria de Saúde deste município propõe-se a executar no período de 16 de junho a 17 de agosto de 1996 uma campanha de divulgação de massa através dos meios de comunicação (TV, rádio e jornais). O alicerce dessa campanha é a promoção de conhecimentos sobre a hanseníase, de forma a estimular os  portadores de sinais e sintomas sugestivos desta doença, principalmente os casos contagiantes, residentes em áreas em que as unidades sanitárias ainda não desenvolvem atividades de controle da hanseníase a apresentarem-se voluntariamente às unidades de saúde municipais. Após análise da situação epidemiológica e operacional da hanseníase no município de Rio de Janeiro, os autores apresentam a proposta de Campanha de Eliminação da Hanseníase a ser desenvolvida concomitante com a segunda dose da vacina anti-poliomielite. Espera-se que essa estratégia traçada em conjunto com os movimentos sociais e clubes de serviços alcance uma importante mobilização das comunidades, e que a motivação dos profissionais de saúde acelere o processo de integralização da atenção. Finalmente espera-se que essa ação conjunta entre os técnicos do programa de hanseníase, de imunização, juntamente com a comunidade facilite a remoção do conceito de incurabilidade da hanseníase, além de ser uma oportunidade inédita de aprendizado com as campanhas anti-poliomielite, conhecida mundialmente pelo seu sucesso como estratégia de prevenção.

https://doi.org/10.47878/hi.1996.v21.35417
PDF (Português (Brasil))

Citas

1. ANDRADE, V.L.G. A urbanização do tratamento da hanseníase. Hansen. Int., 20: 51-59. 1995.
2. ANDRADE, V. L. G. Evolução da hanseníase no Brasil e perspectivas para sua eliminação como um problema de saúde pública. Tese de Doutorado, Rio deJaneiro: Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz. 1996.
3. ANDRADE, V. L. G.; MOTTA, C. P. & VALLE, C. Urban leprosy. In: Congress of Hansenology of Endemic Countries, 32, Alicante, Espanha. 1990. Resumos
3. BRASIL. Ministério da Saúde. Instrumento de Avaliação do Programa de Controle e Eliminação da Hanseníase. Brasília: Fundação Nacional de Saúde/Centro Nacional de Epidemilogia/Coordenação Nacional de Dermatologia Sanitária/MS. (mimeo.). 1994.
5. DHARMENDRA. Erradication of leprosy through mass awareness, health education and control participation - a mass plan. Indian J. Leprosy, 58:175-184. 1986.
5. DOULL, J. A.; GUINTO, R. S.; RODRIGUES, J. N. & BANCROFT, H. The incidence ofleprosy in Cordova and Talisay, Cebu, P.I. Int. J. Leprosy, 10:107-131. 1942.
7. IRGENS, L. M. Leprosy in Norway an epidemiological study based on a national patients registry. Leprosy Rev., 51:1-127. 1980.
7. ORGANISATION MONDIALE DE LA SANTÉ. La prevalence continue a regresser. Lep News, 5 (2): 1. 1996.
9.GANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Um Guia para Eliminar a Hanseníase como Problema de Saúde Pública. Geneva: OMS. 1995.
9. ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DE SAÚDE. Simpósio Internacional sobre el controle de la Poliomielitis. Publicación Científica de la OPS n. 484 - Washington, D.C. 1985.
11.LD HEALTH ORGANIZATION. Chemothe-rapy of Leprosy for Control Programmes. Geneva: WHO, Study Group. Techical Report Series, 675 1982.
11. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Resolution WHA44.9. Geneva:WHO. 1991.
Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.