Luta contra as dermatoses com significado médico-social (Esboço para a região de Campinas)

Autores/as

  • AURELIANO DA FONSECA Professor Titular de Dermatologia da Faculdade de ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas — UNICAMP (São Paulo).

DOI:

https://doi.org/10.47878/hi.1977.v2.35661

Palabras clave:

Hanseníase, Integração, Unidade de Saúde, Dermatoses médico-sociais

Resumen

São definidas como "dermatoses com significado médico-social" as doenças que manifestam expressão cutânea e algumas vezes repercussão orgânica grave, podendo determinar, temporária ou permanentemente, incapacidade sócio-profissional, com reflexos morais e econômicos mais ou menos intensos na comunidade. Entre estas dermatoses, destacam-se as parasitárias e infecciosas seguintes: sarcoptose (sarna vulgar), pediculoses, micoses superficiais (tinhas), micoses profundas (tais como a paracoccidioidomicose de Lutz e a esporotricose), viroses exantemáticas, a hanseníase e as doenças de transmissão sexual (venéreas), etc. Dando à idéia um sentido mais lato, podem ser incluídas na mesma rubrica as doenças toxicoalérgicas, a úlcera de perna, as dermatoses cancerizáveis, o câncer cutâneo e as doenças da pele de causa profissional. Essas doenças devem ser cuidadas por Unidade de Saúde dinâmica integrada com a Universidade. Descrevem-se a estrutura e o funcionamento de Unidade desse tipo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

1977-06-30

Cómo citar

1.
FONSECA AD. Luta contra as dermatoses com significado médico-social (Esboço para a região de Campinas). Hansen. Int. [Internet]. 30 de junio de 1977 [citado 22 de julio de 2024];2(1):89-93. Disponible en: https://periodicos.saude.sp.gov.br/hansenologia/article/view/35661

Número

Sección

Artigos de investigação científica