Resumen
Este estudo objetivou avaliar o nível de conhecimento dos funcionários de uma instituição de saúde que atende pacientes atingidos pela hanseníase sobre a doença e uniformizar seus conceitos utilizando um Álbum Seriado (AS) como instrumento de ensino-aprendizagem. O nível de conhecimento sobre hanseníase foi avaliado em 224 funcionários, antes (pré-teste) e depois (pós-teste) do uso do AS como um recurso didático-pedagógico para oferecer informações sobre hanseníase. Entre os participantes 37,9% trabalhavam na administração, 55 % na assistência e 7,1% não informaram; 36,4% possuíam o ensino médio e 32,5% o superior completo e, em média, atuavam na área há 13,6 (± 9,6) anos. Confrontando os resultados do pré e pós-teste no tema Aspectos Gerais, houve aumento no percentual de acerto de 63% para 81%; em Diagnóstico, aumentou de 78% para 87%; Transmissão, de 57 % para 79,5% e em Tratamento, de 48% para 76 %. No intervalo entre a apresentação do AS e o pós-teste, 41% dos funcionários buscaram informações adicionais. O percentual geral de acertos no pré-teste foi acima de 48%, mas no pós-teste foi superior a 76%, isto é, o nível de conhecimento sobre a hanseníase era mediano, mas aumentou após os esclarecimentos com o uso do AS. A intervenção educativa empregada facilitou a aquisição e a uniformização de conhecimentos sobre a doença.
Citas
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