Resumo
A meta de eliminar a hanseníase como problema de saúde pública, tem levado vários municípios brasileiros a desenvolverem estratégias que promovam a efetivação dos princípios do Sistema Único de Saúde da universalidade, descentralização, integralidade e equidade. O município de Barra Mansa, estado do Rio de Janeiro, resolveu a partir de 2001 desenvolver Campanhas Anuais de Aceleração da Eliminação da hanseníase, para reduzir a carga da doença para menos de um caso em cada dez mil habitantes. Foram promovidas nos anos de 2001, 2002 e 2003 atividades de capacitação de recursos humanos, concomitante a um conjunto de atividades de divulgação da nova imagem da hanseníase e da universalização das ações programáticas na rede básica de saúde.
Referências
2 Andrade VLC, Virmond MCL. Relatório de Atividades GT/Hansen/CONASEMS. Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde. Brasília; 2000. (CONASEMS - Relatório).
3 Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde. A arrancada final para eliminar a hanseníase. Brasília; 1999. Documento traduzido e adaptado pelo GT/HANSEN/ CONASEMS do original The Global Alliance for Leprosy Elimination the Final Push. Ceneva: WHO; 1999.
Este periódico está licenciado sob uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.